A pesquisa eleitoral divulgada na sexta-feira (03) causou polêmica em Capanema, nordeste do Pará, e todos os munícipes já estão cientes da mesma e de sua repercussão. Repercussão que gerou muitos vídeos, comentários e um mar de mensagens em meu WhatsApp.
Breve análise
Não questiono a liderança e vice-liderança apresentada na pesquisa, acredito que o cenário é mais ou menos esse mesmo, um é vice-prefeito e o outro é do deputados federais eleitos no Pará de Helder, partido do prefeito atual. O fato de aparecer figuras políticas do mesmo partido não vejo como um problema, visto que estamos em período de pré-campanha, até as convenções tudo pode acontecer, inclusive nada. Mas, a ausência de Zé Emídio é danosa para o mesmo e fortalece a teoria de boicote a direita, nesse caso o PL. Postagens sobre Emídio geram engajamento, eleva os números de qualquer site, isso é um sinal, sinal ignorado, além de ser ele pré-candidato declarado, oficial.
Das pesquisas eleitorais
São importantes para o eleitor, para os analistas e comentaristas políticos e para o jornalismo político. Entretanto, se elas não apresentarem o quadro completo poderá causar danos irreparáveis.
Das partes envolvidas em Capanema
Não recomendo a judicialização do caso, acredito que o diálogo pode construir pontes e reparar equívocos.