A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada pelo STF a 5 anos e 3 meses de prisão por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com uso de arma. O caso ocorreu após ela sacar uma arma e perseguir um eleitor do Presidente Lula durante um ato político em São Paulo. A decisão foi tomada por 9 votos a 2 em julgamento virtual. A defesa de Zambelli anunciou que contestará a sentença, alegando violação do devido processo legal e perseguição política.
Maioria dos ministros do STF votaram a favor da condenação de Zambelli No julgamento virtual da ação penal, o relator, ministro Gilmar Mendes e os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso votaram a favor da condenação da deputada.
Nunes Marques e André Mendonça não acompanharam a decisão dos ministros e votaram contra a condenação de 5 anos e três meses de prisão à Carla Zambelli. A votação terminou em 9 votos a 2 a favor da sentença.