A partir desta quarta-feira (20), começa o trabalho para a reforma e restauro de um dos prédios históricos mais importantes da capital paraense, o Solar da Beira. A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) irá coordenar o andamento do processo de restauro, que tem tempo estimado de conclusão de oito meses.
Para a titular de Seurb, Annete Klautau, essa é mais uma conquista para a cidade de Belém. “Além de resgatar o espaço público, dando uso ao mesmo para benefício da população, preservamos o nosso patrimônio histórico arquitetônico e a memória de nossa história, sobretudo, do complexo Ver-o-Peso, ao qual esse belíssimo prédio faz parte”, enfatizou.
O Solar da Beira foi edificado no século XIX, após o surgimento do Ver-o-Peso, que no próximo dia 27, completa 392 anos. A última vez que o espaço passou por uma reforma conservativa foi no ano de 2000, o que levou ao processo de degradação, com surgimento de infiltrações e comprometimento nas instalações elétricas e estruturais.
A Prefeitura de Belém informou que o investimento para o trabalho já está assegurado e será de R$ 4 milhões. Além disso, por se tratar de um projeto de restauração e conservação, e estar inserido em área de tombamento federal e municipal, já passou pela aprovação e está licenciado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan Pará) e Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
Para a dona Maria da Graça Araújo, 52 anos, que há 32 anos trabalha com a venda de refeições no Ver-o-Peso, a reforma do Solar é um grande passo para a estética do Complexo. “A gente que vive neste local, sabe das necessidades de fazer uma reforma, então, começar pelo Solar já faz uma diferença, é um espaço que a gente tinha até medo de desabar”, relatou.
De acordo com Annete Klautau, pelo fato da Prefeitura de Belém possuir os recursos financeiros, o projeto e a empresa para execução da obra, a expectativa é a melhor possível para a conclusão. “O Solar da Beira vai voltar para a população e isso é maravilhoso. Além disso, ele contemplará um espaço para exposição permanente, com divulgação cultural de produtos da Região Amazônica, assim como o artesanato do espaço da Feira do Ver-o-Peso. Também terá uma sala para exposições temporárias, cursos e eventos. Um verdadeiro benefício à população, que além de ter seu patrimônio arquitetônico histórico preservado, passa a ter um novo espaço cultural e comercial na cidade para ser explorado”.
Intervenções – O trabalho de restauro inclui ainda, o anexo que fica ao lado do Solar, e que atualmente é um local de venda de lanche.
As ações para início e execução da obra no espaço inclui o deslocamento de alguns ambulantes no entorno do prédio, para instalação de tapume, para isso, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) já iniciou este processo, visando a proteção dos feirantes e transeuntes.
Reforma do Ver-o-Peso
Um dos mais importantes espaços arquitetônicos de Belém e cartão-postal da cidade, o Ver-o-Peso, também já tem recursos financeiros para o processo de revitalização garantidos pela Prefeitura de Belém, que desde 2014 vem passando por adequações no projeto, para a obra ser liberada pelo Iphan. Cerca de R$ 40 milhões já estão garantidos para a execução das obras.
Desde que o projeto foi apresentado à Superintendência do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional no Pará, diversas modificações foram solicitadas pelo órgão, onde os técnicos da Seurb e representantes do instituto realizam reuniões para definir uma versão final da proposta.
Em virtude dos inúmeros pedidos de complementação do projeto, Prefeitura e Iphan, além de outros órgãos, decidiram realizar reuniões técnicas para selecionar e definir as alterações. Além disso, para que fosse um projeto com aprovação de todos, a Prefeitura chegou a realizar consultas públicas e um plebiscito junto aos permissionários do espaço, o que resultou na concordância dos mesmos.
O diretor de Planejamento da Seurb, Edinaldo Mácola, enfatiza que o projeto da obra já tem 80% aprovado, aguardando apenas o parecer final do Iphan para início do processo licitatório para início da obra. “Esperamos que no próximo mês o projeto executivo esteja pronto, a expectativa continua sendo a liberação do órgão competente, visto que o valor já está garantido junto ao Banco do Brasil”.
Durante a execução da obra no Solar da Beira, a Seurb e a Secretaria de Saneamento (Sesan) farão serviços de manutenção no Ver-o-Peso.
Fonte: ROMANEWS