CPI da Vale decidiu convocar o presidente do Consórcio de empresas responsáveis pela Usina de Belo Monte, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, para depoimento na oitiva que será realizada na terça-feira (05/10), na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará).
A decisão foi tomada pelos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada por deputados estaduais.
Os mandatários de Parauapebas, prefeito Darci Lermen, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, também do MDB.
Como publicado no site da Alepa os dois municípios possuem as maiores reservas de minério do mundo exploradas pela Vale e juntos representam 65% da produção mineral do Brasil.
Os deputados querem saber sobre arrecadação de tributos, Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM, planos de segurança de barragens, responsabilidade socioambiental, os investimentos da mineradora na região.
De acordo com o Sistema Nacional de Informações de Segurança de Barragens – SISNB, a Vale possui 57 barragens no Pará, sendo que 42 não possuem sistema de segurança de barragens.
Agenda:
- 05/10 – Paulo Roberto Ribeiro Pinto
- São Felix do Xingu e Onça Puma, em Ourilândia do Norte, passarão por diligências para verificar a segurança das barragens.
- Presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, poderá ser convocado pós o dia 15 de novembro.
Compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) os deputados Ozório Juvenil (MDB), Eraldo Pimenta (MDB), Cilene Couto (PSDB), Carlos Bordalo (PT), Miro Sanova (PDT), Igor Normando (Podemos) e Eliel Faustino (DEM).
Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)
Com informações do site Alepa