O primeiro grande incêndio florestal do verão na Catalunha, Espanha, causou a morte de dois trabalhadores rurais e devastou mais de 6.500 hectares na região de Torrefeta i Florejacs, em Lleida. As vítimas, de 32 e 45 anos, tentaram fugir das chamas de carro, mas o veículo atolou. Eles seguiram a pé, mas foram alcançados pelo fogo e encontrados mortos, parcialmente cobertos por pedras.
O incêndio começou na segunda-feira por volta das 17h e foi agravado por ventos de até 125 km/h, gerando uma nuvem pirocumulus, fenômeno geralmente associado à atividade vulcânica. O fogo foi estabilizado às 22h37 do mesmo dia, após intensa atuação de cerca de 30 equipes de emergência e apoio de agricultores locais.
Classificado como um incêndio de sexta geração, com potencial de alterar as condições climáticas ao redor, o desastre destruiu edificações em diversas localidades e deixou um bombeiro ferido, que já recebeu alta hospitalar. A principal suspeita é de que o fogo tenha sido iniciado por maquinaria agrícola.
O presidente da Generalitat, Salvador Illa, suspendeu sua agenda para acompanhar a situação, enquanto a Proteção Civil desativou as ordens de confinamento por volta das 23h de terça-feira.
Fonte: EuroNews
Você também poderá gostar:











