O Partido dos Trabalhadores (PT) produziu uma cartilha para se prevenir e tentar combater a exploração das fake news contra a legenda e suas lideranças. O objetivo principal é atuar contra as falsas informações que atingem o PT e o governo do presidente Lula nas redes sociais.
Com mensagens como “as mentiras não podem vencer a democracia” e “combater notícias falsas é fundamental para que tenhamos um real Estado Democrático de Direito”, o PT dá dicas para se lutar contra a desinformação e cita ataques produzidos por simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Fotos e vídeos podem ser manipulados digitalmente. Por isso é sempre bom ter um pé atrás com as imagens que circulam por aí. Lembra da montagem que inseriu o rosto de Adélio Bispo em manifestação com Lula?”, diz a cartilha, que orienta seus filiados a criarem grupos de WhatsApp para combater as supostas mentiras e até mesmo captar provas para acionar o departamento jurídico do PT contra os autores.
“Convoque as pessoas para denunciar as mentiras que estiverem circulando a respeito do PT ou de seus representantes. Para isso, use as redes sociais e números de WhatsApp para contato com a militância. Esse é um trabalho que deve ser contínuo”, sugere.
PDF da Cartilha Fake News
Com informações do jornal Estado de Minas