A bancada do PT decidiu na noite da ultima quarta-feira, (16) que não apoiara o bloco liderado por Arthur Lira (PP- Partido Progressista-AL ) aliado ao presidente Jair Bolsonaro, na disputa da presidência da câmara do Deputados. Tendo em conta a maior bancada da casa, caso resulte em candidatura própria enfraquecera articulação liderada pelo atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ). de apresentar ainda neste ano um candidato de consenso contra o bloco de Lira. Com 133 parlamentares a oposição tem sido considerada fiel da balança da eleição marcada para 1º de fevereiro de 2021
O objetivo é apresentar uma pauta mínima que garanta compromissos com o respeito ao critério da proporcionalidade na escolha dos cargos na mesa diretora e nas comissões, impeça retrocessos nas áreas dos direitos civis e políticos, barre a privatização de estatais como Petrobrás, Eletrobrás e Correios e a ainda a autonomia do Banco Central.
Decisão da bancada do PT:” O PT não comporá bloco com candidato apoiado por Bolsonaro. Buscará apresentar uma candidatura em diálogo com os demais partidos de oposição. Apresentará uma pauta que tire o país do retrocesso que Bolsonaro está nos levando”, escreveu o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).”