O pré-candidato a prefeito de Altamira, Raimundo Sousa (PDT), concedeu entrevista entre os dias 25 a 26 de janeiro para a jornalista Rhana Mendes, do site TN Brasil TV.
Educação, violência, o apoio de políticos como Adriano Coelho, Allan Pombo e Giovanni Queiroz, futuro de Altamira e eleições 2024, foram pontos respondidos na ocasião.
“O momento de Altamira, hoje, é uma encruzilhada, estamos num importante tempo de decidir os rumos da cidade, e penso, que, essa decisão da população deve focar na renovação tanto no legislativo quanto no executivo.” afirmou Raimundo Sousa.
Eis a entrevista na íntegra,
Rhana Mendes – O senhor teve seu nome indicado como “DESTAQUE TN BRASIL TV 2023”, um reconhecimento a sua história. Ficou surpreso?
Raimundo Sousa – Sim, fiquei surpreso demais. Desenvolver um trabalho que beneficie a comunidade e ser reconhecido por ele, é muito mais que gratificante, é uma bênção.
Rhana Mendes – Pré-candidato Raimundo Sousa, quais são suas motivações para ter colocado seu nome à disposição como pré-candidato a prefeito de Altamira?
RM – Primeiro, eu entendo que a política de Altamira está carente de renovação. Tenho andado com os meus apoiadores pelos quatro cantos da cidade e também na zona rural, e o sentimento político e social é de mudança, de transformação radical da forma da administração do poder público. É um momento de ouvir as ruas, ouvir a população e atender os seus anseios com uma candidatura nova que pense a gestão como um meio da atender os interesses coletivos e as demandas prioritárias do povo. Segundo, o desgaste dos nomes históricos que se alternam no poder em Altamira, a meu ver, estão sem credibilidade, porque a população deu a oportunidade por meio do voto, mas, infelizmente, não corresponderam à vontade da população, e, é a vontade do povo que tem que prevalecer.
Rhana Mendes – Em sua avaliação, quais são os problemas, os desafios da educação em Altamira? Como professor e doutor em Políticas Públicas Educacionais, como sua experiência profissional poderá contribuir para enfrentar esses desafios?
RM – A educação é a base para o desenvolvimento de qualquer sociedade. O conhecimento de qualidade é fundamental para que tenhamos futuro promissor. Mas, para além da retórica histórica que muitos políticos se apropriam para ganhar eleição, a educação tem que ser assumida de fato como prioridade, e isto implica em uma gestão com participação coletiva e o desenvolvimento de políticas públicas que atendam as exigências constitucionais, as exigências da LDB, bem como as reivindicações dos docentes surgidas pelo novo contexto político, cultural e econômico, os quais, podemos destacar: formação inicial e continuada, gestão democrática com eleição direta de diretores, condições dignas de trabalho a todos os profissionais da educação, universalização de laboratórios de informática com internet, reforma e ampliação de escolas, pagamento do piso salarial dos professores, uma vez que, os professores precisam ser valorizados em todos os aspectos.
Rhana Mendes– Em 2023, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública considerou Altamira a sétima cidade com maior taxa de homicídios por 100 mil habitantes no Brasil, como você planeja lidar com questões relacionadas à Segurança Pública do município? Pois, uma prefeitura pode colaborar com a segurança sem invadir as atribuições do estado.
RS – Se compreende melhor a questão da segurança pública quando olhamos para o município, porque é nele que desenvolvemos a nossa rotina, trabalhamos, enfim, estamos com a nossa família e amigos. Dessa forma, entendo que a Prefeitura tem plenas condições de construir parceria com a gestão do Governo do Estado para traçar diagnósticos e propor ações para reduzir a criminalidade em Altamira. Não se pode tratar uma questão tão importante como a segurança pública, de forma isolada. É importante forjar uma união política, inclusive com a comunidade, para termos proposições e sucesso em ações para melhorar a segurança pública.
Rhana Mendes– Pré-candidato, tendo em vista a representatividade do PDT e o prestígio junto ao governo do Estado, com dois deputados estaduais, incluindo o vice-presidente estadual do partido Adriano Coelho, e o Secretário Geral Allan Pombo, e o ex-deputado federal Giovanni Queiroz. Qual a importância dessas conexões para garantir recursos e apoio para ações estruturantes no município?
RS – A importância desse apoio é fundamental. Primeiro, mostra a organização e a força política do PDT, e segundo, a credibilidade que o Partido tem junto ao Governo do Estado. Como anteriormente falei, o Governo Municipal não pode trabalhar isoladamente, e costurar e fortalecer uma estrutura de apoio que envolva o Governo do PDT e o Governo Estadual, sem dúvida, possibilitará o desenvolvimento de várias frentes de trabalho, no campo, da infraestrutura, do social, da educação, da saúde, e do desenvolvimento industrial, que é, uma das bandeiras que estamos levantando como eixo e estrutura básica para colocar Altamira no patamar que ela merece, que é, ser de fato, a metrópole da Região Xingu e da Transamazônica.
Rhana Mendes – Qual sua visão para o futuro de Altamira e quais são as áreas prioritárias em que você pretende concentrar esforços, caso eleito?
RS – Temos um futuro promissor para Altamira. Nas últimas décadas, os governos de outrora, tiveram vários eventos e fenômenos econômicos, que se tivessem sido potencializados, Altamira, na atualidade, seria uma grande metrópole. Mas, infelizmente, faltou vontade política e perderam-se muitas oportunidades. Altamira cresceu em número de habitantes, mas, não se modernizou em suas diferentes dimensões. O momento de Altamira, hoje, é uma encruzilhada, estamos num importante tempo de decidir os rumos da cidade, e penso, que, essa decisão da população deve focar na renovação tanto no legislativo quanto no executivo. Eu disponibilizei o meu nome para prefeito de Altamira e considerando o cenário de hoje, tudo é prioridade nessa cidade. Mas, nosso foco é a construção de um projeto de desenvolvimento industrial de Altamira, para geração de emprego e renda, o que inclui esforços dos diferentes entes federados, com iniciativa do Município. É importante a verticalização da produção, com apoio financeiro. A educação e a saúde também serão áreas prioritárias. A política de valorização dos profissionais da educação em seus vários aspectos, e o apoio aos estudantes da educação fundamental e infantil também será prioridade. Na saúde, a garantia de consultas com médicos qualificados, remédios, exames, redução das filas e atendimento especializado são focos de nosso planejamento.
Jornalista Rhana Mendes, Colunista do site TN Brasil TV, especializada em matérias esportivas e políticas. |