Com 51 votos a favor, advogada especialista em direito penal assume corte militar histórica em marco para equidade de gênero no Judiciário
O Plenário do Senado confirmou nesta quarta-feira (13) a indicação de Verônica Sterman como ministra do Superior Tribunal Militar (STM), tornando-a apenas a segunda mulher na história da corte criada em 1808. A aprovação por 51 votos a 16 ocorre após sabatina onde a nova ministra defendeu: Representatividade feminina como fortalecimento da Justiça, Pluralidade de perspectivas nas decisões judiciais e Competência técnica com especialização em direito penal econômico.
“A representação feminina em espaços de poder ainda precisa avançar para refletir o equilíbrio da sociedade. Mais mulheres na magistratura significa um Judiciário mais plural, capaz de compreender as múltiplas realidades que atravessam nossa nação. A presença de mais uma mulher neste tribunal histórico carrega este compromisso: a diversidade de olhos enriquece a Justiça, amplia o entendimento sobre as realidades humanas e fortalece a legitimidade dos jurisdicionados”, disse Sterman durante a sabatina na CCJ.
Destaques:
- Aprovação com 76% dos votos senadoriais
- Discurso enfático sobre diversidade no Judiciário
- Indicação estratégica no 8 de Março
- União rara de apoio multipartidário
- Experiência internacional em Coimbra
Fonte: Senado Federal – Sessão Deliberativa de 13/03/2024