A polarização no Brasil gira em torno dos termos “esquerda e direita” e entre os nomes “Lula e Bolsonaro“, nesse cenário Sérgio Moro é o elemento estranho, o outsider, porém, Moro não é o “elemento inesperado“, pois há muito se cogitava, desde os dias áureos da Operação Lava Jato de que ele era um bom nome para presidente em 2022. Mas, tem ele alguma chance contra Lula e Bolsonaro?
As pesquisas realizadas nos dias 13 a 16 de dezembro em 191 cidades brasileiras pelo Datafolha aponta Sérgio Moro em terceiro lugar, enquanto Lula aparece com 48%, Bolsonaro (PL) com 22% e Moro (Podemos) com 9%. Em um eventual segundo turno entre Lula e Moro, o petista venceria com 57% contra 31% de Moro. E entre Bolsonaro e Moro, o atual presidente venceria 48% contra 30% do ex-juiz.
É verdade que alguns setores tem se movimentado na direção de Moro, como militares, empresários, grupos de direita e conservadores. Na internet o ex-juiz tem conseguido atrair eleitores que não estão afim de Lula, nem de Bolsonaro.
A missão de Moro não é fácil, não será fácil, visto esse cenário de polarização entre Lula VS Bolsonaro, Esquerda VS Direita, que faz parecer que o Brasil para sociedade brasileira não tem outro caminho. É justo dizer que Sérgio Moro colaborou para este acirramento, e que agora acredita (ele) ser o ponto de equilíbrio para acabar com a tensão, tensão baseada e alimentada na ignorância, na ausência do diálogo sério, alimentada pela manipulação e distorção de informações.
Quais as chances de Moro nesse cenário?
Como estamos sem esperança já faz muito tempo, vai ser muito difícil concertar o que só e ladroeira de todos os lados, e o cidadão honesto que sustenta isso, se vê sem esperança……….. e um ser humano para concertar isso…………..?