Sinais vitais interrompem velório e bebê volta ao hospital

0
Sinais vitais interrompem velório e bebê volta ao hospital
Apesar dos indícios, os médicos confirmaram o óbito, pois o eletrocardiograma não registrou atividade elétrica no coração. Imagem: Reprodução

No sábado (19), em Correia Pinto-SC, o velório de uma bebê de oito meses foi interrompido após suspeitas de que ela poderia estar viva. A criança, inicialmente declarada morta, foi levada ao hospital depois que um farmacêutico, usando um oxímetro, detectou saturação de oxigênio e batimentos cardíacos. Porém, apesar desses indícios, os médicos confirmaram o óbito, pois o eletrocardiograma não registrou atividade elétrica no coração.

O caso começou com a intervenção do Corpo de Bombeiros, chamados ao funeral onde testes indicavam sinais de vida, embora os membros inferiores não estivessem rígidos e houvesse leve saturação.

No hospital, a situação se repetiu, com sinais vitais baixos, mas sem atividade cardíaca efetiva, levando à confirmação da morte. Isso gerou questionamentos sobre a precisão do diagnóstico inicial e possíveis erros nos procedimentos.

O Ministério Público abriu investigação para esclarecer o caso, e o Instituto Geral de Perícias foi acionado para emitir um laudo. A bebê havia sido atendida por virose na quinta-feira (17), e teve a morte atestada na madrugada de sábado, com documentos médicos mencionando causas diferentes, o que levantou dúvidas sobre o atendimento.