O prefeito Alexandre Siqueira, do MDB, foi afastado do cargo e depois reconduzido. Porém o processo continua e em breve será julgado pelo TSE, e poderá cassar definitivamente o mandatário de Tucuruí. Caso isso ocorra haverá nova eleição. Mas, se permanecer no cargo a oposição terá que esperar até o pleito de 2024 para enfrentar Siqueira.
Alexandre Siqueira está com a imagem arranhada após ação do MP (Ministério Público do Pará) no dia 17 do corrente mês que cumpriu mandados de busca e apreensão, e um dos alvos foi o prédio da prefeitura municipal, e também empresários e empresas que mantém contratos considerados suspeitos.
O futuro político de Siqueira está literalmente nas mãos da justiça.
A OPOSIÇÃO
Considerando os dois cenários comentados acima, a oposição no momento tem no nome de Eliane Lima a mais forte “candidata”, porém sozinha não chegará a lugar nenhum. Ela precisa de alianças com partidos e políticos fortes de Tucuruí, caso contrário será engolida.
Nesse contexto temos Artur Brito, seu irmão o vereador Lucas, Claudiney Furman e Hernandez Vaz, que podem ter papel determinante na futura eleição. Se Eliane não tiver habilidades para formar uma Frente Ampla com esse grupo político ou de políticos, poderá assistir um outro grupo se formar de fato, se consolidar, e por fim trazer problemas para ela no futuro pleito, e terminar por ajudar Siqueira ou seu indicado, pois quanto mais grupos e candidatos melhor para quem disputa reeleição ou intenta sucessão.
O TABULEIRO POLÍTICO
No comando do município Alexandre Siqueira demonstra ser um político muito hábil para contornar situações adversas e tirar o foco da população de assuntos que podem desgastar sua imagem, assim consegue fortalecer seu nome independente da tempestade. Por outro lado, a oposição timidamente tenta movimentar o tabuleiro ao seu favor, porém é muito flagrante a inabilidade para articulação, para o ajuntamento e união de forças.
Eliane Lima é apontada como a que reúne maior capital político capaz de derrotar Siqueira ou um possível indicado.
Finalmente, de nada adianta a oposição fazer previsões e criticas a gestão atual senão estiver preparada para aproveitar a oportunidade quando ela aparecer.