Turma do STF deve julgar pedido de liberdade de Lula em dezembro

0
Turma do STF deve julgar pedido de liberdade de Lula em dezembro
O advogado Cristiano Zanin (de costas), que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante sessão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal, em Brasília. O tribunal decidiu analisar dois processos que podem colocar Lula em liberdade — Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) deve julgar em dezembro mais um pedido de liberdade feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O processo foi liberado para julgamento nesta terça-feira (27) pelo relator, ministro Edson Fachin. A data de julgamento será definida pelo presidente da turma, Ricardo Lewandowski, responsável pela pauta de julgamentos do colegiado. As informações são da Agência Brasil.

No habeas corpus, a defesa de Lula argumenta que a ida do juiz Sergio Moro para o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro demonstra parcialidade do magistrado e também que ele agiu “politicamente”. Moro irá assumir o Ministério da Justiça em janeiro.

Os advogados de Lula querem que seja reconhecida a suspeição de Moro para julgar processos contra o ex-presidente e que sejam considerados nulos todos os atos processuais que resultaram na condenação no caso do triplex do Guarujá (SP).

Turma do STF deve julgar pedido de liberdade de Lula em dezembro
Ex-presidente Lula – Miguel Schincariol/AFP

Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, após ter sua condenação no caso confirmada pelo Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF-4), que impôs pena de 12 anos e um mês de prisão ao ex-presidente, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Responsável pelos processos da Lava Jato na 13ª Vara Criminal de Curitiba, Moro nega qualquer irregularidade em sua conduta e a decisão de ingressar no governo eleito ocorreu depois de medidas tomadas por ele, como o julgamento do ex-presidente Lula. Com informações da Folhapress.

Fonte: Notícia ao Minuto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here