Usina de Chernobyl está sem energia e pode provocar radiação – Consequências da guerra.

1
Usina de Chernobyl está sem energia e pode provocar radiação - Consequências da guerra.
Foto: REUTERS/Gleb Garanich

A companhia Energoatom, que opera as quatro usinas nucleares da Ucrânia, informou hoje que a estação de Chernobyl está sem energia elétrica, em meio ao conflito com a Rússia. Segundo a estatal, a falha no fornecimento pode fazer com que o combustível nuclear estocado no local aqueça e emita radiação pela Europa.

Em 25 e 26 de abril de 1986 aconteceu um acidente no reator nuclear de nº4 da Usina Nucclear de Chernobyl, na Ucrânia Soviética. Sistemas de segurança foram intencionalmente desligados, uma combinação de falhas resultou em condições de reação descontroladas.

Água superaquecida, vapor e explosão jogou grafite ao livre. Por causa da radiação 134 bombeiros foram hospitalizados, 28 morreram. Anos depois 14 mortes por câncer, 15 mortes infantis por câncer de tireoide.

A catástrofe de Chernobyl é considerada o acidente nuclear mais desastroso da história, tanto em termos de custo quanto de baixas. É um dos dois únicos acidentes de energia nuclear classificados como um evento de nível 7 (a classificação máxima) na Escala Internacional de Acidentes Nucleares.

Em comunicado, a empresa diz que a linha de transmissão de energia entre Chernobyl e a capital Kiev foi danificada pelos ocupantes russos. O combustível armazenado no local precisa de resfriamento contínuo, e caso a temperatura aumente, pode liberar substâncias radioativas. “O vento pode levar essa nuvem radioativa a outras regiões da Ucrânia, Belarus, Rússia e Europa“, diz a nota.

A guerra entre Rússia e Ucrânia choca o mundo, promove o êxodo de ucranianos, deixa um rastro de mortes e promove risco nuclear.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here