O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu durante cerimônia cerimônia na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, o fim do uso do dólar como moeda padrão em negociações internacionais, na tarde de quarta-feira (6).
A cerimônia marcou a assinatura de dois contratos de captação do BNDES com o Novo Banco de Desenvolvimento, popularmente conhecido como banco do BRICS.
Estavam presentes no evento a ex-presidente da República e atual presidente do banco do BRICS, Dilma Rousseff, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, além do ex-presidente uruguaio José Mujica.
Em discurso na cerimônia, Lula apontou a necessidade de inovar nas transações com outros países, com alternativas ao uso da moeda americana.
“Nós vamos ter de aprender a negociar sem precisar do dólar como moeda padrão. Por que eu preciso negociar com a China precisando de dólares? Por que eu preciso negociar com qualquer outro país precisando de dólar? Só com os Estados Unidos, que têm a casa da moeda do dólar. Então o que nós precisamos é tentar inovar”, disse o presidente.
Com Informações de Sputnik Brasil.