Por Rev. Marcelo Lemos
Algum tempo atrás um famoso líder religioso causou polêmica na internet ao sugerir que a Bíblia estaria precisando ser atualizada. Mais recentemente, uma famosa ex-apresentadora de televisão parece ter sugerido a mesma coisa, dando a entender que a Bíblia Sagrada representa valores e crenças ultrapassadas e preconceituosas. Como professor de teologia bíblica, constantemente escalado para lecionar também sobre temas como Filosofia Cristã e Apologética, todo esse debate me interessa bastante.
A Natureza da Bíblia como Palavra de Deus
Para compreender a importância da correta interpretação das Escrituras, é essencial reconhecer de início a visão cristã da Bíblia como a Palavra de Deus. Essencialmente, mesmo as sugestões de “atualizar” a Bíblia tem a ver, primeiro, com pressupostos hermenêuticos. Se duas pessoas se aproximam das Escrituras com olhares diferentes, chegarão a conclusões distintas. Os cristãos acreditam que a Bíblia é um livro inspirado por Deus, revelando Sua vontade e Seu caráter. Por nós, ela é vista como uma mensagem divina, escrita por meio de autores humanos, mas preservando sua autoridade e veracidade.
A Necessidade da Interpretação Contextual
A hermenêutica que considera a validade da fé, e parte desse axioma, não prescinde das boas práticas da sã leitura. Por exemplo, a interpretação correta das Escrituras envolve levar em consideração o contexto histórico, cultural e linguístico em que os textos bíblicos foram escritos. A Bíblia é uma coleção de livros elaborados ao longo de séculos, refletindo diferentes culturas e períodos históricos. Para evitar anacronismos, devemos entender o contexto original e considerar como os ensinamentos bíblicos se aplicam ao nosso contexto atual. Deste modo, ainda que seja pretencioso – e, segundo creio, blasfemo – querer “atualizar” a Bíblia, certamente é preciso atualizar nosso olhar, nossas leituras, nossas aproximações do texto sagrado. O próprio Evangelho é um olhar atualizado a respeito do Antigo Testamento, o que na teologia cristã costuma ser chamado de “revelação progressiva”. Ou seja, o Novo Testamento nos concede um novo olhar acerca do Antigo.
A essa altura, é preciso pontuar que os autores do Novo Testamento possuíam uma grande vantagem sobre nós: eles escreveram inspirados pelo Espírito Santo, de modo que podemos hoje dizer que não tiveram apenas um novo olhar, mas principalmente uma revelação que desvendou os mistérios da Antiga Aliança. Hoje não temos essa capacidade, mas ainda pecisamos nos dedicar à árdua tarefa hermenêutica, um trabalho que exige bastante.
Para que nossa leitura da Bíblia tenha, de fato, valor para os dias atuais, é preciso se aproximar dela com responsabilidade. É essencial adotar uma abordagem responsável e rigorosa ao interpretar as Escrituras, a fim de evitar distorções e garantir uma compreensão precisa dos ensinamentos bíblicos. Isso envolve o estudo cuidadoso dos gêneros literários, a consideração do contexto histórico-cultural e a análise dos idiomas originais utilizados nos textos bíblicos. Não é porque certa passagem pareça sugerir que Deus, por meio de Josué, ordenou o extermínio dos cananeus, que devemos concluir que Yahweh era um deus tribal e genocida. É preciso ir com calma, sem paixões exageradas, sem anacronismos e considerar todos os detalhes envolvidos. O mesmo conselho pode ser aplicado a tantos outros exemplos.
A Relevância Atual da Palavra de Deus
Agora, por mais que a Bíblia tenha sido escrita em diferentes épocas, e todas elas estejam separadas de nós por milhares de anos, sua mensagem continua relevante e aplicável aos desafios contemporâneos. Os princípios e valores essenciais encontrados nas Escrituras transcendem o tempo e as culturas. No entanto, como espero ter demonstrado nestas breves reflexões, é necessário fazer a distinção entre princípios eternos e práticas culturais específicas, para evitar a aplicação equivocada de passagens bíblicas a questões contemporâneas.
Não temo os debates mencionados acima. Sigo na crença cristã milenar sobre a busca pela interpretação correta e pela aplicação relevante dos ensinamentos bíblicos nos desafios contemporâneos ser fundamental para preservar a mensagem divina que tem impactado vidas ao longo dos séculos. É através desse esforço que continuaremos a encontrar orientação, sabedoria e esperança nas páginas da Bíblia Sagrada, um livro que transcende o tempo e que continua a influenciar a humanidade.