Vereadores aprovam matérias da ordem do dia em sessão tranquila e sem polêmica

0
Vereadores aprovam matérias da ordem do dia em sessão tranquila e sem polêmica
Câmara Municipal de Tailândia / Foto: Reprodução

A sessão da Câmara Municipal de Tailândia, no nordeste do Pará, desta quinta-feira (18/10) foi marcada pelo clima de tranquilidade. Não houve temas polêmicos que gerassem debates acalorados, como aconteceu na 051ª sessão ordinária. Algo peculiar já que tudo pendia para um novo desentendimento entre os parlamentares devido os “ataques” em redes sociais ocorridos durante a semana.

Todas matérias da ordem do dia foram aprovadas, como o parecer da Comissão de Redação do projeto de lei de Nº 008/2018 proveniente do Poder Executivo Municipal que “Revoga o inciso XVIII do artigo 2º da Lei Municipal nº 349 de 30 de outubro de 2017″ e o projeto de Lei Nº 002/2018 que institui a Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA que ampara todos os profissionais públicos municipais.

 Jakeline Neto do Partido Republicano Progressista (PRP) foi a primeira a fazer o uso da palavra na tribuna. A vereadora começou dizendo que durante a semana foi muito atacada nas redes sociais por causa das denúncias apresentadas contra a atual administração.

Ela informou que os ataques partiram tanto de internautas como também de alguns veículos de comunicação. Algumas informações e comentários segundo ela postados nas redes sociais foram distorcidos no intuito de denegrir sua imagem.

Sem citar nomes, a vereadora do PRP também acusou alguns colegas do parlamento de machistas e expôs apenas situações e comentários, segundo ela ofensivos. Jakeline Neto sustentou as denúncias relativas a saúde e a iluminação pública feitas na semana passada. Ela usou um data show para exibir materiais que pudessem comprovar as denúncias, como a falta de medicamento nas unidades de saúde.

 A vereadora teve seu discurso interrompido várias por algumas pessoas que acompanharam a sessão. O vereador Lauro Hoffmann, que faz parte da base aliada do prefeito Paulo Liberte Jasper, o “Macarrão”, voltou a falar sobre a importância do funcionamento do Aeromédico no município com a transferência de pacientes em estado grave para Belém.

Ele discursou ainda sobre as melhorias nos postos de saúde e as mudanças positivas realizadas no AME – Ambulatório Médico Especializado que foi repaginado e está com novas especialidades para atender a população.

Desto Carneiro do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) começou dizendo que em período de eleição é normal os ânimos ficarem acirrados. O comentário foi referente ao clima de discórdia que se instalou no plenário na última sessão entre ele, a vereadora Jakeline Neto (PRP) e o vereador Lauro Hoffmann (PTC).

Desto Carneiro citou várias benfeitorias que o prefeito Macarrão realizou em quase 2 anos de mandato. Nas vicinais de acordo com o relatório apresentado pelo parlamentar, já foram recuperados mais de 400 km de estrada.

O emedebista também deu destaque para a saúde no município. Segundo ele, antes da gestão do Macarrão os prédios estavam praticamente sucateados, não havia profissionais e nem medicamentos para atender a população.

O vereador enfatizou ainda a situação precária das passarelas que foram reformadas e hoje oferecem segurança para os pedestres na hora de atravessar a PA 150. Outro ponto abordado pelo parlamentar foi sobre o funcionamento do laticínio que atende tanto a população do interior, como as escolas e gera emprego e renda no município.

A vereadora Raimunda Rodrigues Pastana (MDB) também falou sobre as vicinais. Ela lembrou que antes do governo “O povo no comando de novo, assumir a prefeitura, a vicinal 43 estava intrafegável. A vereadora chegou a citar o caso de uma moradora da vicinal que morreu na localidade porque não conseguiu chegar a tempo no hospital devido as péssimas condições da estrada.

Hoje segundo ela, vidas estão sendo salvas e a produção está sendo escoada. Também segundo ela, o mesmo acontece com a vicinal Chumbo Grosso. Na vicinal 35 o serviço já está sendo feito. Outros vereadores também subiram na tribuna. Dos 13 parlamentares, apenas 1 não compareceu à sessão. Raimundo Antônio da Silva (PR) emitiu um documento alegando motivos de saúde.

Por Hamálya Queiróz

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here