Não tenho alinhamento com a gestão de Tailândia, não sou da base nem da oposição, isso é uma coisa. A outra coisa é não interpretar os fatos a luz de um contexto amplo e justo. No 1º turno em Tailândia Lula recebeu 20.617 votos, contra 16.644 votos de Jair Bolsonaro. No 2º turno Lula obteve 20.804 votos e Bolsonaro 18.071 votos, em números arredondados os bolsonaristas diminuíram a diferença em quase dois mil votos.
Mas, a missão nacional de diminuir o avanço de Bolsonaro, impedi-lo de abrir vantagem significativa foi cumprida em Tailândia com a vitória de Lula. O avanço dos bolsonaristas era esperado a prova disso é que o presidente cresceu 14% enquanto que Lula chegou aos 5% de crescimento no 2ºturno.
A vitória do PT em Tailândia é consequência de uma forte compatibilidade com o PT, resultado de uma liderança local petista responsável, neste caso Toizim Moreira, que conseguiu fazer o partido de fato vermelhecer e com o uso do intransitivo fez o Partido dos Trabalhadores “emitir brilho intenso” e aí já era papai. Agregado a isso o mandatário do município e as lideranças Lauro Hoffmann e Desto Carneiro investiram o que puderam, assim como gestões e lideranças bolsonaristas o fizeram, para conquistar, manter e garantir, aqui a vitória petista.
Finalmente, não confundir o crescimento bolsonarista com um suposto enfraquecimento político do Prefeito, e com isso achar que a batalha a ser travada em 2024 está ganha, pensar assim é um ledo engano.