O deputado estadual Wescley Tomaz (Avante) apresentará na 31ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Pará, na terça-feira (05), o Projeto de Lei Nº 796/2023, que propõe declarar as contribuições da médica, cientista e professora paraense Angelita Habr-Gama como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado.
O projeto destaca a importância de Angelita, nascida na Ilha de Marajó, como uma referência mundial na medicina, especialmente em coloproctologia. Seu reconhecimento inclui prêmios de prestígio pela Universidade de Harvard e Universidade de Stanford.
JUSTIFICATIVA
A justificativa do projeto ressalta que Angelita Habr-Gama é motivo de orgulho para o povo paraense, simbolizando o talento local que, em muitos casos, precisa buscar fora do estado o reconhecimento e as condições para expandir seu trabalho.
Segundo o deputado Wescley Tomaz, a homenagem busca não apenas reconhecer as contribuições científicas de Angelita, mas também valorizar o legado cultural e intelectual do Pará.