Mais da metade dos deputados federais avalia negativamente a relação com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira (2). A pesquisa mostra que 51% dos parlamentares veem a interlocução como ruim, 30% como regular e apenas 18% como positiva. A margem de erro é de 4,5%.
A insatisfação é maior entre oposicionistas (78%) e independentes (65%), enquanto entre governistas a avaliação positiva atinge 42%. Deputados de direita lideram as críticas (76%), seguidos pelos de centro (49%). Apenas os de esquerda têm maioria positiva na avaliação (53%).
Para 45% dos entrevistados, a desarticulação política do governo é o principal obstáculo à aprovação de medidas no Congresso. Outros entraves apontados são os impasses sobre anistia (33%) e a falta de liberação de emendas (15%).
Além disso, 69% dos deputados acreditam que o Executivo dá menos atenção ao Congresso do que deveria. Ainda assim, o número de parlamentares que já foram recebidos por ministros subiu de 77%, em 2024, para 84% neste ano.
Com informações do Correio Braziliense
Você também poderá gostar:











