Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) na última segunda-feira (22) e atualizados até o último domingo (21), 72 dos 144 municípios do Pará estão há mais de 30 dias sem registrar nenhum homicídio, latrocínio ou lesão corporal seguida de morte, ou seja, Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Entre as cidades, estão São Francisco do Pará, São Caetano de Odivelas e Quatipuru.
O município de Piçarra está há 387 dias, ou seja, há mais de um ano sem nenhum crime violento registrado. Entre as cidades que estão há mais de um ano sem que um crime violento fosse registrado está Gurupá, com 308 dias, enquanto que nove municípios estão há mais de 200 dias sem nenhuma ocorrência de CVLI:
- Brejo Grande do Araguaia (292);
- Terra Alta (289);
- Chaves (253);
- Bannach (241);
- Santa Luzia do Pará (241);
- Santo Antônio do Tauá (222);
- São Sebastião da Boa Vista (210);
- Rurópolis (209);
- Curralinho (203).
Os motivos que levaram a redução de violência no Estado foram os investimentos realizados na área da segurança pública e pela presença das ações do Governo. Municípios antes esquecidos passaram a receber mais polícia nas ruas, investigações mais qualificadas e maior controle dentro do cárcere, o que fez diminuir a violência extramuros.
Uma das ações, o Programa Segurança Por Todo o Pará, surgiu com o intuito de baixar os índices e promover, cada vez mais, a paz social no interior, após ações exitosas na Região Metropolitana de Belém. “Após nós conseguirmos implantar uma política de segurança pública integrada na RMB, que vem dando resultados e, após chegar a um nível de estabilidade, nós avançamos para o interior do Estado, onde realmente era onde precisávamos ter mais ações integradas, ações de inteligência para combater a criminalidade”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
O titular da Segup acrescenta que o programa já demonstra resultados exitosos e deve alcançar mais regiões de integração da segurança pública.
“Em razão disso, nós implantamos o Programa Segurança por Todo o Pará, onde já visitamos algumas regionais e hoje nós podemos detectar que 50% dos municípios, ou seja, 72 dos 144, passaram mais de 30 dias sem qualquer CVLI. Esse é um número considerável para que a gente possa analisar a realidade do Estado. Portanto, o ‘Segurança por Todo o Pará’ tem demostrado efeitos que, claro, podem melhorar e que irá alcançar algumas regiões do Pará que ainda não foram contempladas, com a previsão de ainda no final deste semestre implantar o projeto em todo o Estado”, anunciou.
Fonte: Agência Pará.