Nesta semana aconteceu o 2º Workshop de Gestão do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Organização Social de Saúde (OSS) que administra o Hospital Geral de Tailândia (HGT) em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa).
O evento, com tema “Transformando a Governança Sustentável em Cuidado Centrado na Pessoa”, foi promovido no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, com encerramento na sexta-feira (10).
O Workshop contou com a presença de várias unidades do estado do Pará administradas pelo INDSH para apresentar seus projetos e melhorias, como HGT, CIIR, Hospital Jean Bitar (HJB), Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), Policlínica dos Caetés, Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista (Natea) e Hospital Regional Público do Marajó (HRPM).
O evento contou com mais de 100 pessoas, incluindo o presidente do INDSH, José Rizoli; o diretor executivo do HGT, Cristian Tassi que explica que o encontro demonstra a maturidade do Instituto em executar gestão em saúde no país, versar governança sustentável com o cuidado centrado na pessoa é solidificar o modelo responsável de administrar em respeito à vida. “Além disso, o fortalecimento do planejamento estratégico institucional valida o compromisso dos mais de 400 colaboradores do HGT de representar em Tailândia, a qualidade assistencial e administrativa que o INDSH se propõe a ter em suas unidades. No Workshop, foi apresentado a experiência de sucesso do HGT em reestruturar o serviço de Pronto Atendimento, além das ações da comissão interna de sustentabilidade, como a Hortoterapia”, finalizou o gestor.
A apresentação do Hospital Geral de Tailândia abordou a reestruturação do Pronto Atendimento (P.A), o acolhimento com Classificação de Risco, implantação do Protocolo de Sepse, implantação do Time de resposta rápida (TRR), implantação do Serviço de Hemodiálise, implantação da Farmácia Satélite no CC e CPN, implantação do PIT STOP de Cirurgia Segura, projeto Laços de Amor e as ações de sustentabilidade que o HGT vem promovendo desde o ano passado.
Marta Gomes, 64, é usuária do HGT e comenta sobre os avanços na assistência. “Sempre fui bem atendida no hospital mas é visível que houveram mudanças, tanto na estrutura quanto na forma de tratamento, existe mais conexão entre as pessoas. O HGT participar desse evento de gestão sustentável é fruto um bom trabalho, que desde sempre fizeram”, comentou a aposentada.
Dados: No ano de 2022, o HGT promoveu mais de 400 mil atendimentos, só no setor de Pronto Atendimento, foram mais de 65 mil usuários atendidos de janeiro à dezembro. Mais de 11 mil atendimentos ambulatoriais, quase 300 mil exames, mais de 1400 partos, cerca de 4500 internações e mais de 2600 cirurgias, culminando na média de 90% de satisfação dos usuários atendidos.
Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.
Texto: Pedro Amorim
Leia mais no site:
- Atendimento em família no Hospital Geral de Tailândia nesse final de ano(Abre numa nova aba do navegador)
- HGT promoveu quase 80 mil horas de capacitação para seus colaboradores que impactou positivamente no atendimento de usuários