Pré-candidata Naiara Torres fala sobre cultura, educação, lazer no município de Ananindeua

0
Pré-candidata Naiara Torres fala sobre cultura, educação, lazer no município de Ananindeua
Naiara Torres, Dra. em Ecologia Aquática, é pré-candidata a vereadora de Ananindeua. Foto: AP

Na terça-feira (30), as salas da exposição “Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos” foram palco de um encontro singular entre a cultura, a política e a comunidade de Ananindeua. Naiara Torres, pré-candidata a vereadora no município, aproveitou a ocasião não apenas para apreciar a riqueza cultural ali exposta, mas também para tecer considerações sobre temas vitais para o desenvolvimento da cidade.

  • Naiara Torres é servidora pública da SEMAS, possuindo graduação em engenharia de pesca, além de tecnóloga em saneamento ambiental, Mestra e Doutora em Ecologia Aquática, além de ser diretora na Fundação Perseu Abramo.

Em um discurso engajado, Naiara Torres trouxe à tona assuntos diversos, entre eles temas como cultura, educação e lazer. Consciente da importância de tais elementos na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, a pré-candidata destacou a necessidade premente de investimentos e políticas públicas voltadas para essas áreas.

O ponto central de sua fala foi a criação do Teatro Municipal em Ananindeua, uma demanda histórica que ganhou força com o apoio de diversos movimentos sociais no PPA (Plano Plurianual), embora a construção do teatro seja um passo crucial, os agentes culturais da cidade precisam de incentivos adicionais, como editais e programas de financiamento, para que possam florescer e contribuir plenamente para o enriquecimento cultural de Ananindeua.

De acordo com a pré-candidata, “os fazedores de cultura precisam de incentivos de outras maneiras, como, por exemplo, a Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), que é uma iniciativa federal, uma iniciativa do ex-senador Paulo Rocha (PT)”.

Em sintonia com essa visão abrangente, a pré-candidata defendeu a realização de festivais, feiras gastronômicas e eventos de artesanato, como formas de promover a diversidade cultural, “é necessário festivais, feiras gastronômicas, feiras do artesanato, pra que tenha esse incentivo. Que tenham atividades para abarcar os diferentes segmentos culturais. Em Ananindeua temos desde o hip hop até a poesia, há uma diversidade gigantesca em nosso município”, destacou.

Naiara Torres ressaltou a importância do município de Ananindeua, anteriormente tido como “cidade dormitório”, para se afirmar como um importante centro político e eleitoral na Região Metropolitana de Belém. Essa ascensão, segundo ela, “confere à cidade um papel determinante nas decisões políticas regionais, especialmente nas eleições para governador”.

Ao abordar temas tão pertinentes e sensíveis para a comunidade de Ananindeua, Naiara Torres demonstra não apenas sua preocupação com o presente e o futuro da cidade, mas também seu compromisso em buscar soluções concretas e inclusivas para os desafios que se apresentam. Sua visão abrangente e sua capacidade de conectar a política à vida cotidiana dos cidadãos podem ser um diferencial crucial nas próximas eleições municipais.