Em entrevista concedida no dia 4 de junho ao jornalista Taciano Cassimiro, da TN Brasil TV, a advogada trabalhista, professora, escritora e juíza do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PA (Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará), Perlla Pereira, destacou a importância de se pensar a justiça social a partir do conceito de equidade, e não apenas de igualdade.
“A gente precisa trabalhar em equidade, essa é uma palavra muito importante pra gente. Não é igualdade, é equidade. A gente precisa lidar com as diferenças e desigualdades de cada um”, afirmou.
Perlla abordou o debate sobre o Quinto Constitucional, processo que garante à advocacia participação na composição do Tribunal de Justiça. Para ela, a presença de diferentes vozes, sobretudo com atenção à paridade de gênero, representa um avanço concreto. “Parece um passo pequeno, mas não é — faz um volume, um som estrondoso”, disse.
Especialista em Direito do Trabalho, Perlla relatou situações recorrentes de discriminação de gênero no ambiente profissional, como decisões empresariais que evitam a contratação de mulheres devido à possibilidade de gravidez ou responsabilidades familiares.
Assista a Entrevista:
Ver essa foto no Instagram