Abatedouro clandestino mistura carne de cavalo com porco pra disfarçar sabor

0
Abatedouro clandestino mistura carne de cavalo com porco pra disfarçar sabor
Imagem: Reprodução/Polícia Civil

Um abatedouro clandestino, na zona rural de Hidrolândia, em Goiás, foi alvo de operação da Polícia Civil (PC-GO), na quarta-feira (11).

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão, os policiais flagraram um cavalo que tinha acabado de ser abatido, parcialmente sem couro e com vísceras expostas, além de outro equino pronto para o abate.

Já na casa do homem apontado como proprietário do abatedouro, em Aparecida de Goiânia, foram achados 80 kg de carne suína misturada à carne de cavalo. O criminoso usava essa tática para disfarçar o sabor. Na residência os policiais identificaram anotações sobre a contabilidade do grupo criminoso, onde foram registrados os nomes de compradores, como restaurantes.

Ele deve responder por maus-tratos com morte dos animais, crime de construção de estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização legal, por vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo. As penas somadas podem ultrapassar 10 anos de prisão.

Consumo de carne de Cavalo no Brasil

Os equídeos são considerados como espécies de açougue (art. 10 do Decreto 9.013, de 2017) e a carne pode ser consumida desde que os animais sejam abatidos em estabelecimentos sob inspeção veterinária, que pode ser feita em âmbito federal, municipal ou estadual.

Os frigoríficos autorizados a abater cavalos no Brasil estão inscritos no Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que garante que a segurança, a qualidade e a higiene da carne serão fiscalizadas.

Atualmente, o Brasil só tem cinco propriedades registradas no SIF que fabricam carne de cavalo: três na Bahia (BA), uma em Minas Gerais (MG) e uma no Rio Grande do Sul (RS).

Fonte: G5 News

Leia mais no site:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here