O Partido “Ação Integralista Brasileiro” (AIB), assim como o PCB (Partido Comunista Brasileiro) é um dos partidos ideológicos mais antigos, fundado em 7 de outubro de 1934, inspirado no Movimento Fascista, do Italiano Benito Mussolini (1883-1945).
O AIB era um partido nacionalista ou ultranacionalista, conservador e de extrema-direita, com base na Doutrina Social da Igreja Católica o que explica seu tradicionalismo.
Fascismo?
Esse é um ponto polêmico na história do AIB, pois alguns historiadores apontam para existência de fascistas no partido, enquanto que outros assumem que combatiam o fascismo. A visão moderada entende que na Ação Integralista Brasileiro havia sim uma ala fascista e antissemita.
Fundador
Plínio Salgado (1895-1975), jornalista, historiador, teólogo e político conservador, fundou o AIB, com características de um nacionalismo católico e de extrema-direita.
Plínio resistiu o governo de Getúlio Vargas, preso e depois exilado em Portugal.
Uniformes e Saudação
Os integralistas se vestiam com camisas e capacetes em tons de verde mar, suas gravatas pretas e as calças pretas ou brancas, chamados de galinhas verdes pejorativamente.
Sua forma de saudação era por meio da palavra “Anauê“, que significa “você é meu irmão”, com o braço esticado e mão espalmada à semelhança de grupos fascistas europeus.
O fundador Plínio Salgado, dizia que a saudação era inspirada na cultura indígena antiga no Brasil, a nazista era feita com o braço na horizontal e levemente inclinado para cima) além do fardamento e das marchas.
Bandeira da Ação Integralista Brasileira
Extinção
O AIB foi dissolvido em 10 de novembro de 1937, após o retorno de Plínio ao Brasil ele fundou o Partido de Representação Popular (PRP), no qual antigos integrantes do AIB se integraram.
Atualidade
Hoje a Frente Integralista Brasileira (FIB) diz representar os ideais integralista no Brasil “o combate ao materialismo oriundo tanto do capitalismo, assim como do comunismo, além da necessidade de uma reforma espiritual do homem brasileiro“.
Tanto o Movimento Integralista e Linearista Brasileiro (MIL-B) e a Ação Integralista Revolucionária (AIR) também dizem ser fiéis representantes do AIB.
Bibliografia
-
Intentona Integralista
- História dos Partidos Políticos do Brasil, Marcos Faber, 1ºEdição
-
O católico pode ser integralista?
-
Um campeão de antissemitismo
- Integralismo: o fascismo brasileiro na década de 30 [por] Hélgio Trindade