A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou nesta terça-feira (16) o projeto de lei nº 76/2025, de autoria da deputada Paula Titan, que declara o Cristo Redentor de Castanhal como Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material e Imaterial. O Cristo foi inaugurado em 1982 para celebrar os 50 anos do município, e hoje é considerado um dos principais cartões-postais da região.
Após a aprovação no plenário da Alepa, o projeto segue para sanção do governo estadual, última etapa do processo legislativo antes de se tornar lei. “A aprovação do projeto representa o cuidado do nosso mandato com toda a memória e identidade do povo castanhalense, e tenho certeza de que logo mais vamos celebrar mais essa conquista para nosso município”, comentou a deputada.
Com o título, o monumento passará a contar com respaldo legal para garantir sua preservação e restauração, além de abrir possibilidades para investimentos estaduais em infraestrutura que fortaleça o turismo religioso na região nordeste do Estado.
O Cristo – a implantação da obra iniciou em 1977, com conclusão em 1982, por intermédio do então prefeito de Castanhal Almir Lima. A imagem do Cristo é formada pela montagem pré-moldada de 186 peças que foram produzidas em São Paulo. Ao todo, a obra tem metragem de 24 metros de altura e fica localizada na BR-316, na entrada do município.
Outras pautas defendidas pela parlamentar para a preservação da memória, história e identidade cultural castanhalense incluem projetos de lei para tornar patrimônio histórico e cultural o tradicional Círio de Macapazinho, a Diocese de Castanhal e a icônica Maria Fumaça, localizada na Praça do Estrela.
FONTE: ASSESSORIA