A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (3), o Projeto de Lei nº 714/2023, que reconhece a obra musical da cantora Gaby Amarantos como Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará.
A proposta, apresentada pela deputada Lívia Duarte (PSOL), destaca a importância da contribuição de Gaby para a cultura local e nacional, especialmente pelo seu papel na popularização do tecnobrega.
Nascida na periferia de Belém, Gaby Amarantos alcançou notoriedade com hits como “Ex Mai Love” e recentemente venceu o Grammy Latino com o álbum Technoshow.
“Nós sabemos da dificuldade que é para uma mulher preta nascida na periferia vencer o Grammy Latino, e foi isso que aconteceu em 2023. A Gaby levou o prêmio na categoria ‘Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa’, com o álbum “Technoshow”, que retrata o tecnomelody, ritmo original e criado na capital do Pará, Belém, e marcado por acelerar a brega tradicional e adicionar batidas eletrônicas”, comenta a parlamentar.