Em nove meses de 2022, a unidade hospitalar já conduziu mais de mil partos
Um bebê de 3Kg, registrado como Nicolas Ravy, nascido de parto natural, foi a primeira criança a nascer no dia especial delas no Hospital Geral de Tailândia (HGT), no dia 12/10 às 7h12.
O primogênito da jovem, que tem 16 anos, que estava acompanhada de sua mãe, Cristina Costa, foi recebido com muita alegria e agradecimento pelo serviço em maternidade oferecido pela unidade hospitalar, que realizou uma vasta programação comemorativa à data com distribuição de brinquedos e atividades lúdicas junto aos pequenos usuários.
“Foi tudo perfeito. Obrigado equipe do HGT por proporcionar um parto tranquilo e com profissionais capacitados. Não há palavras para descrever o nascimento de um filho. A mãe traz um ser tão perfeito, a gente nunca viu na vida, e hoje conhecendo fisicamente, em poucas horas, já estou amando eternamente”, disse a mãe de primeira viagem.
Segunda a jovem, durante o parto, ela utilizou alguns dos suportes auxiliares, como a barra de pilates, a banqueta e os exercícios de respiração. “Esses métodos utilizados são realmente eficazes. Deixa a gestante com mais facilidade para realizar todo o processo de dar à luz”, finalizou a mãe que ganhou seu melhor presente no Dia das Crianças. Somando com este Bebê, ao todo, neste dia, a equipe da unidade hospitalar realizou três partos.
Referência na assistência de baixa e média complexidade na região, a equipe multiprofissional do HGT oferece atendimento seguro, de qualidade e humanizado aos seus usuários. Às mães, a gestão oferece ainda o projeto Laços de Amor, que além de garantir um atendimento Assistencial de alta qualidade às crianças já nascidas, realiza ainda um acolhimento no mesmo nível ao receber os que ainda estão por vir ao mundo.
Foto: Divulgação
Por isso, a unidade hospitalar proporciona às mulheres gestantes o projeto, que tem a finalidade de fortalecer os vínculos entre as grávidas e a equipe multiprofissional da unidade hospitalar, transmitindo mais segurança na Assistência a obstetrícia antes, durante e no pós-parto. O projeto conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e é conduzido pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).
Na ação, as mães fazem um tour para conhecer alguns setores do hospital, entre eles, o Centro de Parto Normal (CPN) e a Sala Cirúrgica onde elas podem ter seus filhos, além do posto de Enfermagem com toda a estrutura e o suporte obstétrico com uma equipe capacitada oferecida pelo HGT.
Foto: Divulgação
“A nossa unidade hospitalar disponibiliza e auxilia os profissionais com alguns instrumentos, tais como: barra, onde a gestante pode fazer exercícios durante o trabalho de parto. Além deste suporte, proporcionamos uma bola de pilates para que a usuária possa fazer exercícios pélvicos que auxiliam no trabalho de parto, na dilatação, na abertura da pelve”, explicou o enfermeiro obstetra, Renan Aviz.
Ele destaca também que o hospital dispõe de parto verticalizado em uma banqueta móvel e apropriada para o procedimento que ajuda fisiologicamente a saída do bebê. “Usamos esse método para mostrar que a mulher pode parir de outras formas e com segurança. Trouxemos essa opção para tirar aquela cultura de que a mulher somente pode parir deitada na posição ginecológica. A melhor posição é a verticalizada, pois o próprio peso do bebê ajuda a descê-lo e a dilatar o colo. O acompanhante fica atrás desta banqueta dando apoio, durante o trabalho de parto à usuária”, conclui o profissional da obstetrícia.
Em nove meses de 2022, a unidade hospitalar já conduziu mais de mil partos.
Foto: DivulgaçãoEstrutura
– O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Rodoviárias Estadual e Federal.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.