A cidade de Belém e a Finlândia, país escandinavo da Europa, estreitaram acordos visando a melhorias para a capital paraense antes da Conferência das Partes da ONU (COP-30), em novembro de 2025. Foi na tarde desta terça-feira, 30, quando o prefeito Edmilson Rodrigues recebeu, no Palácio Antônio Lemos, uma comitiva finlandesa liderada pela embaixadora do país no Brasil, Johanna Karanko.
“Muito positivo receber delegações especiais de países que têm essa disposição. Importante estabelecer laços econômicos, culturais e políticos. Nós somos uma cidade com características muito especiais”, comentou o prefeito da capital paraense.
O objetivo da visita foi estreitar relação com Belém e ajudar o município na preparação para a COP-30. “Primeira vez em Belém. A relação entre Belém e a Finlândia já existe há algum tempo, quando a ministra veio aqui. Sobre a preparação para a COP e a ajuda para o evento: há várias áreas que queremos trabalhar em conjunto aqui”, comentou a embaixadora.
Empresas e negócios
Dentro da comitiva, vários representantes de empresas originalmente finlandesas, que desejam investir na cidade para o evento mundial. Gerente nacional no Brasil da Vaisala, uma das líderes mundiais na fabricação, desenvolvimento e comercialização de produtos para medições ambientais e industriais, Daniel da Silva destacou o apoio à cidade.
“Como apoio à cidade na realização da COP, temos como disponibilizar dados que a gente tem sobre o clima, via radar meteorológico, equipamento-chave para monitorar vento, precipitação; tem muita parceria que pode ser feita”, acredita Daniel.
Tecnologia
Edmilson Rodrigues ressaltou uma área importante, onde Belém vem crescendo e as empresas podem apoiar, que é a área tecnológica.
“Um país como a Finlândia pode nos ajudar em termos de inovação tecnológica, considerando a dimensão social, ambiental e democrática. Diminuição da desigualdade social, equilíbrio ecológico e participação social democrática, tudo isso por meio da tecnologia”, ressaltou Edmilson Rodrigues.