O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passou a ser alvo de 10 investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), após a abertura de um novo inquérito que apura sua suposta tentativa de influenciar tarifas comerciais dos Estados Unidos em benefício do Brasil, com o apoio do então presidente norte-americano Donald Trump. O caso também envolve o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente.
As investigações contra Bolsonaro no STF começaram em 2019, com o inquérito das fake news, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que desde então tem concentrado os casos ligados a atos antidemocráticos.
Entre os inquéritos em andamento, destacam-se apurações sobre milícias digitais, os ataques de 8 de janeiro, a venda irregular de joias sauditas, a disseminação de desinformação na pandemia — incluindo fake news sobre a vacina contra a Covid-19 —, além de supostas interferências na Polícia Federal e o vazamento de dados sigilosos do TSE.
Até o momento, apenas uma das investigações evoluiu para ação penal: o caso da tentativa de golpe de Estado, que deve ser julgado em setembro. Segundo fontes do STF, outros inquéritos podem avançar após a conclusão desse julgamento.
Com informações da CNN Brasil