O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira, 10, que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve assumir a responsabilidade pela decisão de Donald Trump de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Lula criticou a atuação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, que estaria influenciando o ex-presidente americano contra o Brasil. Segundo Lula, Eduardo foi aos Estados Unidos “fazer a cabeça de Trump” para justificar a taxação e pressionar o governo brasileiro e o Supremo Tribunal Federal (STF).
“O ex-presidente da República deveria assumir a responsabilidade, porque ele está concordando com a taxação do Trump ao Brasil. Aliás, foi o filho dele quem foi lá fazer a cabeça do Trump, que começa uma carta tentando fazer um julgamento de um processo que está na mão da Suprema Corte”, disse Lula em entrevista à TV Record.
Eduardo Bolsonaro, atualmente morando nos EUA, tem mantido contato com autoridades americanas e promovido ações contra o governo Lula, além de questionar o STF — com foco no ministro Alexandre de Moraes.
Para Lula, esse tipo de atuação compromete os interesses nacionais e estimula interferências indevidas de governos estrangeiros em assuntos internos do Brasil, como os processos judiciais envolvendo Bolsonaro e seus aliados.