Brasil conhece a Febtur na Bahia e trade turístico abraça Congresso da entidade

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Brasil conhece a Febtur na Bahia e trade turístico abraça Congresso da entidade
Foto: Reproducao

À avaliação do Congresso foi muito positiva”, disse Heloísa Braga, presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo da Bahia (Febtur-BA). Os resultados foram alcançados por conta do apoio e abraço coletivo do trade turístico da capital baiana e estado da Bahia, ao Congresso da Febtur. O apoio veio também de outros estados do Brasil a partir da presença no evento de secretários municipais de turismo e secretários de Estado, a exemplo dos estados e municípios de Sergipe, Rio Grande do Norte, São Paulo e Pará.

O conteúdo da programação técnica chamou atenção. Sob o tema ‘A Comunicação Plural para um Turismo sem Fronteiras.’ O evento reuniu cerca de 130 participantes entre profissionais de jornalismo e comunicadores especializados em turismo oriundos de 21 estados brasileiros para debater a comunicação no setor com profissionais de comunicação e profissionais do trade, palestrantes, representantes da rede hoteleira, agências de viagem, operadores e guias de turismo.

O objetivo do Congresso Febtur na Bahia direciona e consolida a formação de uma rede integrada de comunicação no Brasil. Foi lançada a pedra fundamental da rede por ocasião da criação da Febtur em Santarém, Alter do Chão, no Pará, em outubro de 2021, durante o Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – I Encomtur e agora, em 2023, por ocasião do I Congresso da Febtur, a entidade já conhecida nacionalmente se consolida e visa crescimento para os próximos 12 meses. A meta, segundo o presidente Gorgônio Loureiro, é estar presente nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal até o evento da entidade de comunicação, no estado do Rio Grande do Norte, em 2024.

Membros novos e antigos da Febtur. Rede integrada de comunicação.

Este ano, o Congresso trouxe uma programação com debates pertinentes a necessária reflexão e engajamento para garantir a consolidação da rede integrada de comunicação e também sobre a postura do jornalista e do jornalismo especializado em turismo no Brasil e do comunicador de um modo geral; dialogou sobre o envolvimento com o mercado; a responsabilidade com as contrapartidas – que inclui a produção de conteúdos variados, iniciativas de reponsabilidade de que participa do Congresso  e acerca da consciência sobre o jornalismo para o turismo do Brasil como ferramenta de promoção e apoio ao desenvolvimento econômico, prospecção de mercados.

Foram realizadas mini coletivas em mesas redondas dispostas na Casa do Comércio (Fecomércio) entre jornalistas e apoiadores do evento. A expectativa é que com essa dinâmica acrescido de toda a programação, mais de 700 matérias sejam publicadas em diferentes estados do Brasil, atraindo a atenção do leitor para o destino Bahia e demais destinos que se fizeram presentes em especial, Sergipe, Rio Grande do Norte e Pará.

Mesa redonda entre jornalistas e representantes do turismo municipal de Camaçari, BA.

O objetivo foi alcançado. “A propagação da importância assertiva para a comunicação do Brasil como destino, que deve atuar como apoiadora na atração de turistas para o país, noticiando o que é fato   (e isso é obrigação do jornalista), mas dando o peso certo a essas notícias, tendo um olhar cuidadoso para acertar no formato da narrativa dos conteúdos”, declarou Heloísa. Disse ainda, ser o momento adequado para avançar com a trajetória e o fortalecimento da entidade principalmente a partir da integração dessa rede de comunicação consciente. “Evidentemente esse não é um processo fácil. Estamos ajustando um formato eficiente para que a atuação da entidade no mercado possa cada vez mais vir a ser reconhecida como importante e necessária ferramenta de divulgação ao turismo, de forma criativa, responsável, consciente e sustentável.

Presidente Nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro fez abertura do evento em Salvador.

O primeiro Congresso teve apoio irrestrito do setor público, por meio do governo estadual através da Secretaria de Turismo da Bahia e Prefeitura de Salvador, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo.

Entre os apoios, destaque para essencialidade da Federação de Comércio, Bens e Serviços do estado do Bahia – Fecomércio, que confirmou a parceria ao ceder espaço para realização da abertura oficial, programação técnica e rodadas de mini coletivas, na Casa do Comércio.

Confederação Nacional do Comércio – CNC e Senac, este que disponibilizou os serviços de apoio ao almoço dos congressistas, em dois dias de evento técnico também abraçaram o evento de comunicadores especializados em turismo.

Almoço Senac – Pelourinho

O Senac Bahia foi destaque. Olhos e paladares ficaram atentos a força e significação histórica e de raiz da culinária baiana ofertada pelos talentosos chefes de cozinha e alunos da escola do Senac tanto no espaço na sede da Casa do Comércio, como no restaurante Senac do Pelourinho.

Heloisa Braga e parceiros

Heloisa Braga, coordenadora do Congresso, se diz agradecida ao trade turístico da capital baiana que abraçou o evento e confirmou a importância do mesmo para o destino Bahia. Representantes de todo o trade estiveram presentes, entre os quais, a rede hoteleira de Salvador, através da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH). O presidente da entidade, Luciano Lopes, fez a defesa do pleito da vinda do evento que reuniu jornalistas especializados para a comunicação do turismo. “Sem dúvida foi uma oportunidade para divulgar em massa o destino que hoje é um dos mais procurados no Brasil, assim como, a rede hoteleira do estado”, declarou Lopes.

Um dos hotéis que receberam os congressistas em Salvador. Resort urbano Stella Maris.

Presidente da Fecomércio da Bahia, dr Kelson Fernandes presente à abertura do evento, assim como, Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia, Conselho de Turismo da Bahia e representantes do trade turístico estiveram na abertura oficial do Congresso.

Sec. de Turismo de Belém André Cunha, prestou homenagem ao evento em nome do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, falou sobre o destino e sobre a COP 30.

Autoridades do segmentos dos estados do Pará, Sergipe, Rio Grande do Norte e São Paulo também garantiram presença ao evento na Bahia. Destaque para o secretário Municipal de Turismo de Belém, André Cunha, que além de falar do potencial turístico de Belém, trouxe informações sobre a Confederação das Organizações das Nações Unidas que vai realizar o evento global de debate sobre os problemas climáticos do planeta e soluções para o assunto em Belém.

A COP 30, será realizada em novembro de 2025 e o prefeito municipal de Belém, Edmilson Rodrigues encaminhou um pronunciamento dando boas vindas aos congressistas, ressaltando a importância dos profissionais especializados em turismo; falando sobre a COP 30 em Belém e fazendo o convite para que todos sigam a capital paraense para conhecer o destino.

André Cunha, ao fim da abertura anunciou o convite para que o próximo Congresso da Febtur, em 2025, seja realizado em Belém. Ano que vem, durante o II Encomtur, no Rio Grande do Norte, será feita a defesa da cidade para tentar levar no ano da realização  COP 30, em 2025, esse importante segmento de profissionais especializados na comunicação do turismo, para a capital paraense.

Heloísa destacou a importância da Febtur nacional, por meio do jornalista presidente Gorgônio Loureiro, que atuou junto as seccionais da entidade em estados brasileiros. Ele colaborou com o estímulo ao engajamento e esforço para que comitivas viessem à Bahia e número significativo. “Esse trabalho de aproximação e reunião dos membros associados foi essencial para o êxito do Congresso”, disse Heloísa.

A divulgação prévia pelos profissionais de comunicação especializados do turismo nos estados foi fundamental para que outros profissionais, ainda não membros da entidade, sentissem-se estimulados a vir ao Congresso. “Ficamos muito felizes com os resultados”, declarou a presidente da Febtur Bahia.

Para o presidente da Febtur, Gorgônio Loureiro, o evento teve como finalidade maior o fortalecimento e o impulsionamento direcionado para as novas formas de comunicação no setor turístico. “Nos empenhamos em oxigenar e fomentar a comunicação no turismo. A Febtur busca unir os profissionais da área, promover troca de experiências e incentivar a inovação para enfrentar os desafios do mercado. Chegamos até aqui para seguir fazendo a diferença para as regiões turísticas e os destinos do Brasil”.

Gestores do Estado da Bahia e município de Salvador estiveram na abertura e foram importantes parceiros do I Febtur

A presença do vice-governador Geraldo Júnior ganhou atenção especial. Representando o Governo do Estado da Bahia ele participou da abertura do I Congresso da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), no dia 01 de junho, na Casa do Comércio, da Fecomércio Bahia, e destacou a relevância do evento e o papel cada vez mais importante que o turismo desempenha nos aspectos social e econômico da Bahia. “Estamos vivendo um momento crucial para o turismo, e a comunicação desempenha um papel fundamental nesse processo. Através da disseminação de informações claras e precisas, podemos atrair mais turistas, fortalecer a economia e promover um turismo inclusivo e sustentável”, salientou Geraldo.

Durante o pronunciamento, o vice-governador comentou que o  Congresso contou com um investimento na ordem de R$ 70 mil da Secretária de Turismo (Setur). O titular da pasta, Maurício Bacelar, enfatizou a importância da comunicação para o setor. “A comunicação é uma ferramenta poderosa para promover os destinos turísticos brasileiros. Precisamos unir esforços para criar uma imagem positiva do nosso país no exterior e atrair cada vez mais visitantes.”

O trade turístico da Bahia, a partir desse Congresso passa a ter um novo olhar para os jornalistas especializados em turismo e como a Bahia, outros estados e destinos turístico também estão de olhos e braços abertos para a Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo e acompanhando a seriedade e o compromisso dos membros associados com o segmento turístico.

Vale lembrar a força da divulgação nacional para o evento. Às inscrições foram encerradas 15 dias antes do início do mesmo, por ter atingido o limite máximo e acrescido de um over de cerca de 30 pessoas, e ainda as solicitações de inscrições de retardatárias que não tiveram atendimento por não poder desorganizar uma estrutura organizada.

É fato a carência de eventos como esse no Brasil. Esse evento precisa ser reproduzido em todos os estados brasileiros, a fim de que todos os trades turísticos do país tenham noção da importância dos profissionais e de canais especializados em turismo voltados para a divulgação do segmento. “Somos uma ferramenta “meio” importante para que resultados sejam atingidos e esse caminho da mensagem precisa ser compreendido”, declarou a presidente da Febtur Pará, Christina Hayne.

Salvador foi sede do primeiro Congresso da Febtur. Tudo que foi ´praticado serve de estímulo para que outras seccionais organizem novos congressos, encontros e eventos e que os destinos do Brasil tenham a compreensão da necessidade e importância dessa ´parceria, união e apoio integral.

Em 2024, acontecerá o II Encontro Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, em Natal, Rio Grande do Norte. A Febtur RN, por meio do presidente José Maria, fez a defesa do destino para promover o evento que teve sua primeira versão em Santarém, no Pará, em 2021. À aprovação do destinopara realização do II Encomtur foi unânime.

José Maria trabalhou para Natal sediar o II Encomtur, e conseguiu garantir o apoio unânime.

Segundo o repórter Tácio Santos, do portal oficial do governo da Bahia, o estado nordestino conta com 13 zonas turísticas e possui uma vasta extensão territorial e uma diversidade de atrativos e cenários que compõem um grande destino, com opções para todas as motivações de viagens, atraindo visitantes de várias regiões do Brasil e do mundo. Segundo o repórter, a temporada do verão 2022/2023, o Estado recebeu 6,2 milhões de turistas, que significou um incremento de R$ 9 bilhões na economia baiana.