Construída entre 1163 e 1245 na Île de la Cité, a Catedral de Notre Dame de Paris é uma das catedrais góticas mais antigas do mundo. O nome da catedral significa Nossa Senhora e é dedicada à Virgem Maria.
Em seus oito séculos de história, a Catedral de Notre Dame foi reformada em várias ocasiões, sendo a mais importante em meados do século XIX. Ao longo desses anos foram substituídos os arcobotantes, foi incluída a rosácea sul, as capelas foram reformadas e foram incluídas estátuas.
Em Notre Dame foram realizados importantes acontecimentos, entre os quais vale destacar a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joana D’Arc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra.
As torres de Notre Dame
Notre Dame tem duas torres de 69 metros em sua fachada. Acessando a parte superior das torres, além de apreciar as fantásticas vistas, você poderá visitar o campanário onde viveu o conhecido Corcunda de Notre Dame e ver de perto as diversas gárgulas.
O acesso às torres é feito pela entrada da lateral esquerda da catedral e os 387 empinados degraus devem ser subidos a pé, já que Notre Dame não dispõe de elevador.
Para evitar suas filas intermináveis, recomendamos que você faça o download do aplicativo JeFile e reserve online uma hora de visita aproximada. Se você preferir, também pode utilizar as máquinas da catedral.
Visitar Notre Dame
Para os turistas que visitem Notre Dame e queiram aprender mais sobre a catedral, há visitas guiadas gratuitas em inglês todas as quartas e quintas, às 14:00 horas, e aos sábados, às 14:30 horas.
Se você não puder ir nesses horários, há visitas também em outros idiomas (espanhol, francês, italiano) em outros horários ou você pode alugar um audioguia, disponível em português.
A cripta
Situada no subsolo da praça de Notre Dame, a cripta contém as ruínas descobertas durante as escavações de 1965. Foi aberta em 1980 e sua entrada está no número 1 da praça.
Fonte: Tudo sobre Páris