A decisão do União Brasil atrapalha os planos eleitorais do deputado federal Celso Sabino, que mira o Senado Federal. Ministro do Turismo, uma das pastas melhor avaliadas no governo Lula. Inclusive, empregando mais de 8 milhões de brasileiros. Para COP-30, o “ex-ministro” tem sido peça chave para promoção do evento.
Governo Lula
Resultado de vingança de Antônio Rueda, presidente do União Brasil, que teve seu nome associado a aeronaves utilizadas pelo PCC, conforme publicação do ICL e UOL. Atribuindo manobras do Palácio do Planalto, determinou retirada do partido da base de Lula. Na verdade, o UB nunca foi base de fato e nunca fez diferença alguma pró-governo. Celso Sabino terá uma conversa com Lula, assim que o presidente retornar dos Estados Unidos. Mas, já afirmou que deixará o ministério……
Senado Federal
Celso Sabino ao que tudo indica disputará uma das duas vagas para o Senado Federal. A briga será de cabra-da-peste, pois o MDB lançará Helder Barbalho e Chicão e, ainda tem as forças ditas de direita com Zequinha Marinho (Podemos) que buscará reeleição.
Hana Ghassan
O apoio de Celso Sabino a vice-governadora Hana Ghassan é considerado certo para as eleições de 2026, quando ela buscará se reeleger governadora, visto que no período da disputa ela já será governadora.
Sabino tem alguma chance de conquistar vaga para o Senado Federal?
Bom, precisará transformar seus 142.326 votos em pelo menos 1 milhão de votos e uns quebrados. Em 2018, quando duas vagas estavam em disputa, Jader Barbalho (MDB) 1.383.306 votos e Zequinha Marinho (PSC, na época) com 1.374.956 votos se elegeram. Flexa Ribeiro (PSDB) mesmo com os seus 1.138.377 votos, não passou. O pleito é duro, disputado, exige muita gordura dos candidatos.
Não posso mensurar as chances de Celso Sabino, mas já nítido que bobo ele não é.