Floresta do Araguaia, município do sul do Pará com 17,8 mil moradores é apontada como a cidade mais violenta da Amazônia Legal, com taxa de 128,6 homicídios a cada cem mil habitantes. Entre as dez cidades com piores índices, seis estão no estado.
Divulgado na quinta-feira (30), o dado é referente ao período de 2020 a 2022, parte do levantamento “Cartografias da Violência na Amazônia”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Floresta do Araguaia fica às margens do Rio Araguaia, fazendo fronteira com o estado do Tocantins. A economia do município é bastante relacionada a pecuária, agricultura e mineração. A Amazônia Legal é formada por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e por parte do Maranhão, num total de 772 municípios.
Pará no ranking da violência
O estudo aponta ainda que entre as dez cidades com maiores índices de violência seis estão no Pará. Os dados levam em consideração os registros de quatro crimes: homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes em decorrência de intervenção policial.
Dez cidades mais violentas da Amazônia Legal no triênio 2020-2022
- Floresta do Araguaia (PA)
- Cumaru do Norte (PA)
- Aripuanã (MT)
- Alto Paraguai (MT)
- Mocajuba (PA)
- Anapu (PA)
- Novo Progresso (PA)
- São José do Rio Claro (MT)
- Abel Figueiredo (PA)
- Nova Maringá (MT)
Com informações do G1