Cidade mais violenta da Amazônia fica no Pará e é marcada por conflitos de terra, aponta estudo

0
Cidade mais violenta da Amazônia fica no Pará e é marcada por conflitos de terra, aponta estudo
Floresta do Araguaia, município do sul do Pará com 17,8 mil moradores. Foto: Marco Santos / Ag. Pará

Floresta do Araguaia, município do sul do Pará com 17,8 mil moradores é apontada como a cidade mais violenta da Amazônia Legal, com taxa de 128,6 homicídios a cada cem mil habitantes. Entre as dez cidades com piores índices, seis estão no estado.

Divulgado na quinta-feira (30), o dado é referente ao período de 2020 a 2022, parte do levantamento “Cartografias da Violência na Amazônia”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Floresta do Araguaia fica às margens do Rio Araguaia, fazendo fronteira com o estado do Tocantins. A economia do município é bastante relacionada a pecuária, agricultura e mineração. A Amazônia Legal é formada por nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e por parte do Maranhão, num total de 772 municípios.

Pará no ranking da violência

O estudo aponta ainda que entre as dez cidades com maiores índices de violência seis estão no Pará. Os dados levam em consideração os registros de quatro crimes: homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes em decorrência de intervenção policial.

Dez cidades mais violentas da Amazônia Legal no triênio 2020-2022

  1. Floresta do Araguaia (PA)
  2. Cumaru do Norte (PA)
  3. Aripuanã (MT)
  4. Alto Paraguai (MT)
  5. Mocajuba (PA)
  6. Anapu (PA)
  7. Novo Progresso (PA)
  8. São José do Rio Claro (MT)
  9. Abel Figueiredo (PA)
  10. Nova Maringá (MT)

Com informações do G1