“Graças, bênçãos e orações”. Esse é o desejo de Antônio Salame, coordenador da Festa do Círio de Nazaré. “Desejamos um Círio de muita paz, tranquilidade e de muita aproximação por intermédio da Mãe Maria Santíssima. É assim que esperamos que todos vivam o Círio de 2024”, declarou Antônio Salame, coordenador da Festa do Círio de Nazaré.
Antônio Salame falou que o histórico de fé e programação de celebrações que acontecem durante o ano inteiro e durante o Círio de Nazaré chama atenção de muitos na hora decisiva de escolher Belém, capital paraense, como destino turístico.
O turismo religioso e seus equipamentos que inclui a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Memorial do Círio, Casa de Plácido, museu e outros é responsável pelo aumento do tempo de permanência do turista na cidade. Muitos optam pelo mês de outubro por ocasião das comemorações do Círio e período da quadra nazarena.
A Casa de Plácido, por exemplo, recebe milhares de romeiros que saem de seus locais de origem e percorrem o trajeto até Belém, à pé. Uma longa caminhada que conta com acolhimento por meio da Casa de Plácido. A Basílica Santuário é o local de maior visitação dos turistas no estado do Pará. Mais de 30% dos turistas passam por lá.
Com tantas celebrações e programação intensa o equipamento está insuficiente para atender a todos. Com a decisão e esforços conjuntos da diretoria do Círio, da Arquidiocese e governo do Estado do Pará e também de famílias paraenses, está sendo possível chegar neste momento de implantação do novo complexo Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Uma obra grande que vai movimentar ainda mais o turismo religioso no Pará, que tem uma projeção de dois anos de duração, ou seja, para final de 2026. “Essa é nossa expectativa”, disse Antônio Salame. “Uma obra necessária”, ressaltou.
Este ano a expectativa é de receber cerca de 90 mil turistas extra Pará. A primeira projeção é que cerca de 45 voos extras cheguem a Belém. Esse quantitativo já subiu para 115 voos extras para o período e a demanda ainda está crescendo.
Com o novo Santuário, a perspectiva é que mais caravanas sejam organizadas. Um movimento puxado pelo turismo religioso. Grupos grandes do Maranhão, São Paulo, Rio de janeiro, Tocantins, Bahia e demais estados brasileiros são vistos diariamente em Belém, além de grupos de turistas do exterior. ‘Certamente o número de visitantes aumentará significativamente com o advento do novo Santuário de Nossa senhora de Nazaré”, finalizou Salame.
É Círio de Novo!
É Círio de novo em Belém. Milhares esperam por esse momento de fé, gratidão, reflexão e de espiritualidade e sentimento de solidariedade em alta. Período de renovação e graça aguardado por milhões de pessoas moradores do Pará e de todo estado brasileiro. Mãe e Rainha da Amazônia. É ela, a Virgem de Nazaré, que movimenta multidões para estar em sua companhia.
Durante o segundo fim de semana do mês de outubro, as pessoas se juntam ao trajeto da imagem de Nossa senhora de Nazaré, em caminhadas e deslocamentos e pelas ruas de Belém e de municípios da Região Metropolitana, em meio as homenagens e a sequência de romarias e procissões para acompanhar a imagem de Maria, mãe de Jesus, seja para agradecer pela vida ou por qualquer graça recebida, ou para rogar por bênçãos, pedidos e novos milagres.
Uma programação que inclui sequência de romarias que inicia na sexta feira e culmina com as procissões da Transladação (sábado) e do Círio de Nazaré (domingo). Para o Círio de 2024 espera-se confirmar o maior evento religioso de todos os tempos.
Belém recebe no período visitantes de todos os municípios do Pará, da Amazônia, dos estados brasileiros e muitos turistas que aqui chegam para vivenciar o Círio de Nazaré se deparam com a força da fé e a energia de um povo. Só é possível entender tal significação depois de conhecer e viver de perto este evento religioso, uma das maiores experiências religiosas do mundo.
O Círio de Nazaré é a maior força de expressão religiosa e cultural do povo paraense, sendo um período extremamente aguardado também pelos encontros e reencontros das famílias paraenses.
Este ano, aproximadamente 89 mil turistas passarão por Belém para prestigiar o Círio 2024. Espera-se um aumento quanto ao número de turistas na ordem de 10,6% em relação ao número de 80,5 mil turistas que estiveram em Belém ano passado.
O tempo de permanência para quem visita Amazônia, mais especialmente o Pará varia de 3 a 7 dias atualmente. A pesquisa revela que parte dos turistas que chegam para o Círio, aproveitam a oportunidade para conhecer outros destinos a exemplo da Ilha do Marajó, que reúne 16 municípios do Pará.
A expectativa é que o Marajó receba em torno de 10% dos turistas, principalmente Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari. Sem dúvida os municípios marajoaras estão no radar dos visitantes e é um dos destinos mais beneficiados com o advento do Círio.
Mas outros destinos percebem o aumento quanto ao fluxo de turistas no período. Além da capital Belém com extensão até as ilhas Combu e Cotijuba, as ilhas de Mosqueiro e Marajó estão entre os destinos mais procurados Salinópolis (no nordeste paraense), Bragança e Augusto Correa.
O reflexo desse quantitativo na economia do Pará é uma injeção pra mais de 34,5 mil dólares, o equivalente a R$ 189 milhões de reais.
Novo Santuário de Nazaré é aguardado com grande expectativa pelos paraenses
A diretoria da Festa em parceria com o governo do Pará apresentaram, recentemente, o projeto de construção do novo complexo Santuário de Nazaré, um investimento na ordem de 48 milhões por parte do governo estadual segundo relatou a vice governadora Hana Ghassan em coletiva à imprensa no mês de setembro do corrente ano.
Vice Governadora do Pará, Hana Ghassan e diretor presidente da Festa do Círio de Nazaré, Antônio Salame, apresentando à imprensa projeto novo complexo santuário de Nazaré.
A projeção da diretoria da Festa é que o início das obras aconteçam até o fim de 2024, com expectativa de duração de até dois anos para entrega do novo complexo Santuário de Nazaré.
O projeto consiste na construção de uma grande estrutura integrada ao Centro Social de Nazaré. A iniciativa permitirá maior espaço para visitação e devoção dos fiéis de Nossa Senhora de Nazaré às múltiplas celebrações em especial àquelas destinadas a reunião de grande número de pessoas. O equipamento se juntará à Basílica de Nazaré, que atualmente está passando por restauração à portas abertas.
O turismo religioso e cultural será diretamente beneficiado com o novo complexo Santuário, bem como a movimentação econômica durante os 365 dias do ano e não somente durante as festividades da quadra nazarena.
Segundo Antônio Salame, presidente da Festa do Círio, “essa iniciativa vem sendo aguardada por toda a população”. Ele destacou que “o investimento movimentará ainda mais o turismo religioso e cultural em Belém pois com ampliação será possível receber um maior número de devotos por todos os dias do ano”.
O novo equipamento será construído em parte do estacionamento da Basílica de Nazaré, de frente para a rua Dom Alberto Ramos, e permanecerá integrado ao cenário já existente de visitação que reúne a Basílica Nossa Senhora de Nazaré, Praça Santuário, Casa de Plácido, Memória de Nazaré, Estação Luciano Brambilla e ainda, à área do Imaculado Coração de Maria, na antiga área do Exército.
Uma construção de 10 mil metros quadrados, com estacionamento no subsolo; térreo com nave para 2.670 lugares; mezanino com nave para 1700 lugares, totalizando 4.370 lugares a mais para visitação dos fiéis. O novo Santuário receberá ainda espaços para o presbitério, capela, sacristia, enfermaria, sanitários, loja, salas de padres, lanchonete e recepção.
E mais: 02 novos museus, centro administrativo, pavimento com salão de exposições, estúdio de TV e área de imprensa; torre de três níveis, mirante com cafeteria e terraço com imagem de Nossa senhora de Nazaré. Todos esses espaços integram o novo projeto que em breve sairá do papel e ganhará movimento.
Além da iniciativa de ampliação do Santuário com uma nova construção, outra iniciativa é aguardada pelos devotos e fiéis de Nossa Senhora de Nazaré, trata-se das reformas e restauração minuciosa dos espaços e acervos da Basílica de Nazaré.
Restauração Basílica de Nazaré
Esta é a primeira vez que a Basílica passa por uma restauração completa em todos os locais. Por conta da grandiosidade do trabalho que está sendo realizado em 05 etapas, a previsão de entrega da restauração completa está prevista para o período do Círio de 2025. Logo após, no mês de novembro de 2025, Belém receberá o maior evento global de debate e discussão acerca dos eventos climáticos e questões ambientais que se fazem necessários à sustentabilidade do planeta, a COP 30.
Os fiéis aguardam ansiosos o término do processo de restauração. Às obras já se estendem por mais de 8 meses, à portas abertas e está em fase final da 3ª etapa. Durante a comemoração do Círio de Nazaré deste ano, as obras serão parcialmente paralisadas e temporariamente para posterior retomada a fim de garantir a segurança dos devotos em visitação à Basílica durante o Círio.
Há mais de 100 anos de existência sem passar por reformas, o desgaste natural do tempo fez com que o investimento do projeto atendesse a restauração de seu altar principal, telhado, forro, as 10 capelas laterais da nave, dos lados esquerdo e direito os elementos decorativos, vitrais, capitéis e ainda e requalificação da cripta, localizada no subsolo do Santuário.
O projeto é patrocinado pelo Instituto cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet e o valor total da obra é de oito milhões, setecentos e oitenta e seis mil, trezentos e oitenta e dois reais e quarenta e cinco centavos (R$ 8.786.382,45).
No último dia 17 de agosto, data que se comemora o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, já foram entregues à população as capelas laterais já restauradas e com nova iluminação.
Segundo a coordenadora geral do projeto, Luci Azevedo, “um dos objetivos é a preservação do patrimônio histórico e cultural que a Basílica representa, não só para a capital paraense, como para toda região amazônica e para os fiéis que visitam o santuário anualmente, especialmente durante o Círio de Nazaré”, pontuou a coordenadora.
O pároco da Basílica de Nazaré, padre Francisco Cavalcante citou a satisfação por parte da congregação barnabita com a entrega dessa fase da obra. “Para nós religiosos barnabitas receber essa fase da obra pronta é um momento de alegria; um marco que expressa vitória da colheita de tantos irmãos religiosos e leigos que trabalham para que o restauro possa acontecer” destacou o religioso.
O projeto conta com o trabalho de cerca de 100 profissionais envolvidos entre arquitetos, engenheiros, restauradores, mestre de obras, operários, administrativo, fiscalização da obra, coordenação do projeto e equipe de comunicação. Para garantir a segurança de toda equipe, foram desenvolvidos cursos e treinamentos conforme exigência do Ministério do Trabalho.
Para garantir a segurança dos fiéis, o padre Francisco Cavalcante afirmou que “a logística pensada nesse contexto de restauro tem a finalidade de dar andamento a todo esse processo de revitalização da Basílica e também cuidar para que a programação do Círio aconteça com tranquilidade e serenidade de forma que todo o povo de Deus seja acolhido’. O pároco destacou também que os visitantes terão a oportunidade de acompanhar de perto as novidades desse âmbito do restauro da casa da mãe de Nazaré.
Por Christina Hayne
DRT/PA1759- Febtur-PA
(Texto com apoio de informações da Assessoria de Comunicação do projeto de Restauração da Basílica de Nazaré- Arcângela Sena e assessoria da Festa do Círio de Nazaré).