O Comando Militar do Norte (CMN) comemora 10 anos de existência em 2023. Para dar início a programação de aniversário será realizado uma grande campanha de doação de sangue, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). O lançamento será nesta quarta – feira, dia 22 de março, a partir das 9h, no Quartel General Integrado, na Rua João Diogo, em Belém.
Com o tema “Doar está no Nosso Sangue”, a abertura da campanha contará com a presença do Comandante Militar do Norte, General de Exército Costa Neves. O Hemopa levará a unidade de coleta móvel ao Quartel e o objetivo é coletar cerca de 150 bolsas de sangue. Neste mesmo dia, militares também vão doar nos municípios de Castanhal e Marabá.
A campanha “Doar está no Nosso Sangue” vai se estender até dezembro de 2023. Este é um compromisso de aniversário que o CMN firmou com o Hemopa e com a sociedade, onde todas as organizações militares vão marcar presença com o efetivo nas unidades de coleta para manter os estoques aptos ao atendimento transfusional da rede hospitalar.
Doar está no Nosso Sangue
Além do estado do Pará, a campanha de doação de sangue em comemoração aos 10 anos do CMN também acontecerá nos estados do Amapá e Maranhão, áreas de responsabilidade do Comando.
No dia 22 de março, em Macapá, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva está coordenando a campanha junto ao Hemocentro do Amapá (HEMOAP). Assim como o 24º e o 50º Batalhões de Infantaria de Selva, localizados em São Luís e Imperatriz, no Maranhão, também irão doar no Hemocentro do estado, o HEMOMAR.
Esta ação representa a vertente Mão Amiga, presente no lema do Exército Brasileiro, onde homens e mulheres de farda estão sempre prontos para estender os braços em sinal de solidariedade ao próximo.
Requisitos básicos para doar sangue
A doação é um ato voluntário. Uma bolsa de sangue pode favorecer até 4 pacientes internados na rede hospitalar. Veja os pré-requisitos para ser um doador:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem levar um responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Para quem teve Covid-19, pode doar sangue, depois de 10 dias após a cura;
– Apresentar documento original com foto e assinatura.
Serviço:
Nesta quarta-feira, dia 22 de março, o Comando Militar do Norte lança campanha de doação de sague – “Doar está no Nosso Sangue” – em comemoração ao aniversário de 10 anos. O evento acontecerá a partir das 9h da manhã, no Quartel General Integrado, na Rua João Diogo, no bairro da Campina, em Belém.
Textos: Tenente Anna Cristina
Leia mais no site:
- Ananindeua recebe doações de sangue do Hemopa(Abre numa nova aba do navegador)
- Estado Clínico de atleta do Remo baleado em assalto é delicado