Close Menu
    What's Hot

    A trajetória de Cabo Bruno: Do Esquadrão da Morte à Conversão e Execução Final

    21 de dezembro de 2025

    Itonir Tavares “reforça o potencial econômico do nosso município” sobre a inauguração do Mateus Supermercados em Jacundá

    21 de dezembro de 2025

    PF deflagra Operação Hígia contra Carlos Jordy por suposto desvio de verbas parlamentares

    21 de dezembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn WhatsApp
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    TN BRASIL TV – Outro Ponto de Vista
    • Amazônia
    • NOTÍCIAS
      • LIVROS
      • FOLHA DE ESPORTES
      • IMPRENSA
      • AGRONEGÓCIO
      • EDUCAÇÃO
      • COP-30 – Belém
      • CULTURA
        • Filmes, Séries e Documentários
      • Business
      • ECONOMIA
      • JUSTIÇA
        • JUSPARÁ
      • FOLHA POLICIAL
      • RELIGIÃO
      • TURISMO
    • ALEPA EM FOCO
    • JUSPARÁ
    • Coluna do Cassimiro
      • Ciências Políticas
      • Coluna Paula Souza
      • Renata Feitosa
      • Carla Crispin
      • Colunista Bárbara Luíza
      • Colunista Cleucy Santos
      • Coluna Professor Davi Barbosa
      • Coluna do Breno Guimarães
      • Colunista Larissa de Jesus
      • Indira Lima
      • Helenilson Pontes
      • Colunista Rev. Marcelo Lemos
    • POLÍTICA
      • O CARCARÁ
      • OBSERVATÓRIO POLÍTICO
    • PORTAL DA HISTÓRIA
    • MUNDO
      • China “O Império do Meio”
      • Estados Unidos “Tio San”
      • Rússia “A Grande Potência”
    INSCREVA-SE
    TN BRASIL TV – Outro Ponto de Vista
    Início COMPETIÇÃO POLÍTICA, E AVALIAÇÃO DE GOVERNO.
    POLÍTICA

    COMPETIÇÃO POLÍTICA, E AVALIAÇÃO DE GOVERNO.

    Edir VeigaEdir Veiga1 de fevereiro de 2023
    Facebook WhatsApp Twitter LinkedIn Telegram Copy Link
    COMPETIÇÃO POLÍTICA, E AVALIAÇÃO DE GOVERNO.
    Foto: Redes Sociais

    No Brasil temos eleições alternadas a cada dois anos entre disputas estaduais e disputas municipais. Nestas eleições são intensas as alternâncias de governos. Nas disputas municipais temos enormes alternâncias de governos devido à carência estrutural de recursos orçamentárias que todas as cidades brasileiras sofrem.

    As maiores cidades, especialmente capitais e aquelas com mais de 300 mil habitantes têm mais orçamentos porém, têm mais problemas a enfrentar devido enormes questões a enfrentar como saneamento, habitação, aparato de saúde, educação, segurança e meio ambiente etc. As menores cidades, aquelas entre 50 e 200 mil habitantes dispõe de baixa receita orçamentária e portanto, baixa capacidade de enfrentar os problemas estruturais deste espaço público.

    No Pará, por exemplo temos cidades de grande base orçamentárias, como aquelas que ficam em torno os projetos mineradores e hidroelétricos e teriam grande potencial de desenvolvimento social e econômico mas nossos cidadãos acabam elegendo elites políticas predatórias e incompetentes administrativamente, resultado, cidades pequenas e riquíssimas apresentam os mesmos problemas estruturais que aquelas cidades empobrecidas orçamentariamente falando.

    Meu objetivo neste texto é falar da relação entre avaliação de governo e competição política mas devo lembrar que as soluções para enfrentar no curto prazo a questão da governança nos municípios brasileiros passa por alguns movimentos simultâneos a serem empreendidos por uma ação concertada entre elites políticas republicanas, elites burocráticas de controle e uma sociedade civil autônoma em relação ao governo local. Mas este tema deixarei para um próximo texto.

    Pois bem, então falemos da relação entre avaliação de governo e competição política e sua reverberação na disputa eleitoral que ocorre em cada quatro anos no espaço municipal. De antemão para fazer esta correlação há que se ter uma concepção sobre como o eleitor avalia o governo, ou melhor como o cidadão percebe o desempenho da gestão municipal.

    Na vida cotidiana a imensa maioria das pessoas está lutando para ter uma vida minimamente estável em relação à sua sobrevivência cotidiana. Hoje a sociedade moderna precisa produzir, ela mesma, a condição para sua sobrevivência, todos buscam o trabalho ou o empreendedorismo para o autossustento e de sua família. Ninguém pode hoje pensar em viver a política na “Ágora” todos os dias.

    Assim sendo, quem cuida da vida pública, da Pólis é uma classe de indivíduos que são eleitos em disputa competitiva, no caso dos poderes executivo e legislativo e outros que são selecionados através de concurso público a exemplo dos membros do poder judiciário. Em quanto 98% da população labuta no dia a dia produzindo as condições de suas existências, a classe política, normativamente falando, trabalha no Estado para que exista uma sociedade ordenada, e governada segundo um pacto constitucional de acordo com o primado do Estado democrático de direito.

    O governante incumbente que governa uma cidade com mais de 100 mil habitantes deve estar ciente de que dispõe de quatro anos para buscar cumprir seu plano de governo que normalmente abarca enfrentar questões rotineiras e estruturais que a população de uma cidade espera que sejam enfrentadas.

    No exercício diário do governo, o prefeito enfrentará de início o desafio de buscar recursos para fazer frente aos custos de obras e serviços para além da manutenção da máquina pública em funcionamento, assim como, verá seus opositores políticos vigiando cada passo do corpo governante na esperança de desferir golpes certeiros com o objetivo de diminuir o apoio popular àquela gestão, já pensando na próxima rodada de disputa eleitoral que ocorrerá em 48 meses.

    Nas Cidade, seguramente o prefeito terá algumas missões rotineiras como pagar o pessoal em dias, manter a logística da máquina municipal como: luz, água, telefone, papel, fotocópias, toner, veículos etc. Os recursos advindos do fundo de participação dos municípios, quando bem empregado, consegue custear estas despesas básicas. A capacidade de investimento em 90% dos municípios vêm do IPTU, ISS, ITBI, ITR e outras taxas e emolumentos locais.  Ou seja, o município brasileiro, especialmente da região amazônica, tem baixíssima capacidade de investimento.

    Dito isso, podemos afirmar que os municípios amazônicos se transformam em cemitério político de prefeitos. A possibilidade de reeleição nestas localidades é baixa e somente a engenharia política explica reeleições de prefeitos mal avaliados. Normalmente a oposição lança vários candidatos da oposição e o prefeito incumbente, com 25% de votos consegue a reeleição, ou quando um grupo de deputados faz chegar neste município recursos advindos de emendas parlamentares ou outros recursos estaduais ou federais que fazem com que  esta gestão  seja bem  avaliada e, aí a probabilidade de reeleição se torna mais presente.

    Em capitais como Belém, onde habitam mais de 1.5 milhão de habitantes, as possibilidades de uma gestão ser bem avaliada depende de muitos fatores articulados sistemicamente para que esta gestão seja percebida como bem sucedida pela população. Estes fatores são: ter novas obras e serviços e manter prédios públicos, ruas e logradouros  limpos, pintados, funcionantes e seguros e  possuir uma rede de informação digital competente, ter em seu favor uma rede de comunicação em veículos de comunicação abertas (jornal, TV e rádio).

    Já tornou-se mantra para os marqueteiros de que o prefeito ou governante que têm obras mas não faz marketing não se reelege, assim como o governante que tem marketing mas não tem obra também não se reelege. Esta afirmação vale muito mais para as cidades com mais de duzentos mil habitantes.

    Quer dizer que numa democracia competitiva, o governante além de manter a cidade com seu aparato público funcionante e bem cuidado, realizar novas obras e serviços e, muito importante, deve manter cada cidadão de seu município bem informado de suas ações e empreendimentos à frente da cidade. Eis a receita de bolo da reeleição de um governante numa grande cidade.

    Mesmo que um prefeito tenha muitas obras e serviços de visibilidade pública, este governante enfrentará um  turbilhão de narrativas contra seu governo, advindas das forças oposicionistas que habitam um espaço democrático e que esperam a próxima eleição para subir ao poder local. Então hoje, nas grandes cidades, não basta governar bem é preciso convencer a sociedade de que aquele gestor fez um bom governo.

    A comunicação bem executada pela oposição pode produzir uma avaliação negativa de um governante que fez muitas obras e serviços. Como isso pode acontecer? De forma simples, basta que o prefeito incumbente faça dezenas de obras e produza uma divulgação fraca ou incompetente.

    Normalmente, uma obra atinge diretamente 10 a 15 mil pessoas, porém a cidade possui mais de 500 mil habitantes. Quer dizer, a acidade como um todo não soube daquelas realizações rotineiramente. Depois que se consolida a imagem negativa de um governo, é muito difícil reverter esta avaliação em vésperas de eleição.

    Porém os bons prefeitos das grandes cidades enfrentam um dilema, os custos da comunicação aberta (TV, Rádio, Jornal)  são caríssimas, o cinturão empobrecido das grandes cidades ainda baseiam sua informação nos Rádios e TV’s. Já as classes médias se informam através dos smartphones, para onde migraram todos os meios de comunicação (Rádio, Jornais e TV).

    A população despolitizada só se interessa pela notícia espetaculosa em política (denúncias de todos os tipos). Somente 5% da população busca prioritariamente na internet notícias de política. E aí surge mais um desafio para os governantes, como produzir propaganda nas redes sociais que atraia a atenção da população desinteressada em política? e novamente, aumenta os custos municipais pela busca de excelentes profissionais e empresas da comunicação digital.

    Hoje vejo com tristeza, o governo de Belém que têm obras estruturantes de saneamento, educação, saúde, meio ambiente, esporte, cultura e sem denúncias de mal uso do dinheiro público sendo mal avaliado, a partir de dois movimentos sincrônicos: comunicação ineficaz do governo incumbente, tanto na mídia aberta como na mídia digital e de outro lado, uma rede de blogs e portais que fazem uma narrativa destrutiva do governo de Belém. Resultado, o governo de Belém está sendo percebido como uma gestão ruim, segundo pesquisas de opinião pública que estão circulando na cidade.

    Então não basta fazer um bom governo, o chefe do executivo tem de lutar para que sua gestão seja bem avaliada numa sociedade de milhões. Ai, o governante tem de buscar reverter este quadro, no prazo de 18 meses, ou seja, até junho de 2024, se quiser ter chance de reeleição. Tenho dito.

    Previous ArticleRodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado
    Next Article Pará | Giovanni Queiroz continua a frente da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca
    Avatar photo
    Edir Veiga
    • Website

    Professor e pesquisador em ciência política focado em competição eleitoral, relações executivo legislativo, decisão do voto, reforma política. Sou MSc e Dr. pós-graduado pela Universidade Cândido Mendes, através do Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro-IUPERJ.

    Leia Mais

    Giro de Notícias TN Brasil TV: O que Marcou o Pará e o Brasil nos Últimos Dias

    20 de dezembro de 2025

    Aprovação do Orçamento 2026 e decisões do STF, cenário político e as mudanças no mundo

    20 de dezembro de 2025

    Orçamento de 2026 aprovado: R$ 61 bi para emendas e R$ 4,9 bi de fundo eleitoral

    20 de dezembro de 2025
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Últimas Notícias
    A trajetória de Cabo Bruno: Do Esquadrão da Morte à Conversão e Execução Final
    A trajetória de Cabo Bruno: Do Esquadrão da Morte à Conversão e Execução Final

    A trajetória de Cabo Bruno: Do Esquadrão da Morte à Conversão e Execução Final

    Taciano Cassimiro
    ·
    21 de dezembro de 2025
    Itonir Tavares “reforça o potencial econômico do nosso município” sobre a inauguração do Mateus Supermercados em Jacundá
    Itonir Tavares "reforça o potencial econômico do nosso município" sobre a inauguração do Mateus Supermercados em Jacundá

    Itonir Tavares “reforça o potencial econômico do nosso município” sobre a inauguração do Mateus Supermercados em Jacundá

    Taciano Cassimiro
    ·
    21 de dezembro de 2025
    PF deflagra Operação Hígia contra Carlos Jordy por suposto desvio de verbas parlamentares
    PF deflagra Operação Hígia contra Carlos Jordy por suposto desvio de verbas parlamentares

    PF deflagra Operação Hígia contra Carlos Jordy por suposto desvio de verbas parlamentares

    Taciano Cassimiro
    ·
    21 de dezembro de 2025
    Sóstenes Cavalcante: Apreensão de R$ 430 mil supera em 87 vezes patrimônio declarado
    Sóstenes Cavalcante: Apreensão de R$ 430 mil supera em 87 vezes patrimônio declarado

    Sóstenes Cavalcante: Apreensão de R$ 430 mil supera em 87 vezes patrimônio declarado

    Taciano Cassimiro
    ·
    21 de dezembro de 2025
    Justiça determina indenização de R$ 400 MIL a Dilma Rousseff por tortura na Ditadura Militar e fixa pagamento mensal
    Justiça determina indenização de R$ 400 MIL a Dilma Rousseff por tortura na Ditadura Militar e fixa pagamento mensal

    Justiça determina indenização de R$ 400 MIL a Dilma Rousseff por tortura na Ditadura Militar e fixa pagamento mensal

    Taciano Cassimiro
    ·
    21 de dezembro de 2025
    Soberania Digital: novo marco para a Inteligência Artificial
    Soberania Digital: novo marco para a Inteligência Artificial

    Soberania Digital: novo marco para a Inteligência Artificial

    Taciano Cassimiro
    ·
    21 de dezembro de 2025
    Resgate Econômico: Pequim injeta capital no setor imobiliário
    Resgate Econômico: Pequim injeta capital no setor imobiliário

    Resgate Econômico: Pequim injeta capital no setor imobiliário

    Taciano Cassimiro
    ·
    21 de dezembro de 2025
    Corrida Espacial: avanços na exploração do Lado Oculto da Lua
    Corrida Espacial: avanços na exploração do Lado Oculto da Lua

    Corrida Espacial: avanços na exploração do Lado Oculto da Lua

    Taciano Cassimiro
    ·
    21 de dezembro de 2025
    Homem condenado por estupro de vulnerável é absolvido após filha admitir falsa acusação
    Homem condenado por estupro de vulnerável é absolvido após filha admitir falsa acusação

    Homem condenado por estupro de vulnerável é absolvido após filha admitir falsa acusação

    TN BRASIL TV
    ·
    20 de dezembro de 2025
    Giro de Notícias TN Brasil TV: O que Marcou o Pará e o Brasil nos Últimos Dias
    Giro de Notícias TN Brasil TV: O que Marcou o Pará e o Brasil nos Últimos Dias

    Giro de Notícias TN Brasil TV: O que Marcou o Pará e o Brasil nos Últimos Dias

    Taciano Cassimiro
    ·
    20 de dezembro de 2025
    Top 3 – Mais Lidas / JusPará
    • Advogado Jonatan Santos recebe a Honraria “Líderes do Direito 2025” pela TN Brasil TV
      Advogado Jonatan Santos recebe a Honraria "Líderes do Direito 2025" pela TN Brasil TV
    • Travessia Livraria foi palco do evento “Honraria TN Brasil TV: Líderes do Direito 2025”, em Belém
      Travessia Livraria foi palco do evento “Honraria TN Brasil TV: Líderes do Direito 2025”, em Belém
    • Bruno Sobrinho Recebe Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ por Liderança e Inovação na Advocacia Criminal
      Bruno Sobrinho Recebe Honraria 'Líderes do Direito 2025' por Liderança e Inovação na Advocacia Criminal
    Alepa Em Foco

    Mandato de Paula Titan garante investimento para proteção das mulheres em Castanhal

    By Rhana Mendes20 de dezembro de 2025

    A deputada estadual Paula Titan (MDB) destinou emenda parlamentar no valor de R$ 250 mil…

    Presidente da Alepa, deputado Chicão apresenta Balanço da Casa de Leis 2025, durante coletiva de imprensa

    By TN BRASIL TV20 de dezembro de 2025

    Em 2025, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), sob a condução do presidente…

    Sob presidência de Chicão, Alepa registra índice de aproveitamento superior a 98% em 2025

    By Rhana Mendes19 de dezembro de 2025

    A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) encerra 2025 com um balanço marcado por…

    JusPará

    Advogado Jonatan Santos recebe a Honraria “Líderes do Direito 2025” pela TN Brasil TV

    By Taciano Cassimiro18 de dezembro de 2025

    Fundador do escritório Jonatan Santos Advogados é reconhecido por sua trajetória de…

    Travessia Livraria foi palco do evento “Honraria TN Brasil TV: Líderes do Direito 2025”, em Belém

    By Rhana Mendes18 de dezembro de 2025

    A TN Brasil TV promoveu, no dia 11 de dezembro, em Belém, a…

    Bruno Sobrinho Recebe Honraria ‘Líderes do Direito 2025’ por Liderança e Inovação na Advocacia Criminal

    By Taciano Cassimiro16 de dezembro de 2025

    Advogado com Atuação em Casos de Grande Repercussão é Reconhecido pela TN…

    China "O Império do Meio"
    “Um momento único para o Pará”, destaca secretário Adler Silveira na COP30
    By Rhana Mendes12 de novembro de 2025

    O jornalista Taciano Cassimiro, da TN Brasil TV, entrevistou o Secretário de Infraestrutura e Logística…

    A China é Capitalista?

    28 de janeiro de 2025

    Líder chinês Xi Jinping reúne-se com primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez

    9 de setembro de 2024

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Mais Lidas
    • Prefeitos que terminarão 2025 com Popularidade Consolidada: Pio X, Artemes, Itonir, Lauro, Dr. Daniel e RubensPrefeitos que terminarão 2025 com Popularidade… by Taciano Cassimiro
    • TN Brasil TV, o seu portal de notícias da política nacional, internacional, e portal da históriaTN Brasil TV – Outro Ponto de Vista by Taciano Cassimiro
    • Giovani Merenda recebe a Honraria TN Brasil TV: Líderes do Direito 2025Giovani Merenda recebe a Honraria TN Brasil TV:… by Taciano Cassimiro
    • Fora do Gabinete e Perto do Povo: prefeito Alexandre Siqueira e secretário Mateus Arrais Revolucionam o Esporte de TucuruíFora do Gabinete e Perto do Povo: prefeito Alexandre… by Taciano Cassimiro
    • ASSISTA: Mulher invade motel e bate na amante do maridoASSISTA: Mulher invade motel e bate na amante do marido by TN BRASIL TV
    • Jornalista Taciano Cassimiro recebe o "Título Honorífico Honra ao Mérito" na Assembleia Legislativa do ParáJornalista Taciano Cassimiro recebe o “Título… by Taciano Cassimiro
    • Prêmio Alepa Em Foco 2025: os 20 mais votados e Chicão com aprovação de 82%Prêmio Alepa Em Foco 2025: os 20 mais votados e… by Taciano Cassimiro
    • Imagens Fortes: ex-jogador do Fluminense é assassinado a tirosImagens Fortes: ex-jogador do Fluminense é… by Rhana Mendes
    • PF apreende R$ 430 mil em casa do deputado Sóstenes Cavalcante (PL)PF apreende R$ 430 mil em casa do deputado Sóstenes… by Rhana Mendes
    • Prefeita Patrícia Alencar (MDB), deputada federal em 2026?Prefeita Patrícia Alencar (MDB), deputada federal em 2026? by Taciano Cassimiro

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn
    • Página Inicial
    • Faça Sua Doação
    Colabore por um mundo melhor informado. Se utilizar nossos conteúdos cite a fonte!

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.