A prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, revelou em suas redes sociais ter sido vítima de violência doméstica por anos, praticada por seu ex-marido. A denúncia pública foi feita em um vídeo na quinta-feira (7), data que marcou os 19 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006.
Em uma carta lida durante o vídeo, a gestora municipal narrou os abusos sofridos, que começaram ainda na faculdade. Segundo o relato, a primeira agressão física ocorreu quando o ex-companheiro, motivado por ciúmes, deu um soco em seu rosto e cortou seu cabelo com uma faca, após descobrir que ela faria um trabalho com um colega de turma.
A prefeita contou que, apesar de perdoar o agressor e se casar com ele, a violência continuou e se intensificou. As agressões, que incluíam de puxões de cabelo a tapas, passaram a acontecer em público, chegando a deixá-la com vergonha de ser vista pelos próprios filhos. “Foi tanta vergonha que precisei dormir em hotel, para que meus filhos não me vissem daquele jeito”, disse. O caso, segundo a prefeita, aconteceu há 16 anos.
Ao final do relato, Patrícia Alencar incentivou outras mulheres a denunciarem seus agressores. “Meu relato é também o de muitas. Se você está passando por isso, não se cale. Procure ajuda. Denuncie”, afirmou.
Atenção
Em casos de violência doméstica, procure ajuda e denuncie.
Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana, e a ligação é gratuita.
Assista:
Ver essa foto no Instagram