A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) em resposta a escolha da ONU anunciada pelo presidente Lula em (26/5/2023) que o Brasil sediará a 30ª Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP-30), em novembro de 2025, em Belém, no Pará, instalou a Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento das Ações da COP 30 no Pará.
Lu Ogawa preside a Frente Parlamentar
O deputado estadual Lu Ogawa, do PP (Partido Progressista), foi o escolhido para presidir a Frente Parlamentar COP-30, instalada em 8 de novembro de 2023.
O parlamentar encontra total apoio das autoridades do estado do Pará para liderar a frente, o governador Helder Barbalho, a vice-governadora Hana Ghassan e o presidente da Alepa, deputado Chicão e os demais parlamentares.
Frente Parlamentar COP 30
Entre as atribuições da Frente estão estudar, avaliar e discutir propostas para o fortalecimento da COP-30 nas regiões do Estado; receber sugestões, estudos, indicações e consultas pertinentes, no intuito de subsidiar os debates que dissertarem sobre o evento; atuar junto ao governo estadual e municípios para o desenvolvimento de políticas públicas em todas as esferas de gestão que envolvam a realização da COP; discutir, debater, promover e aperfeiçoar a legislação e as políticas de combate ao desmatamento e de promoção da bioeconomia; defender a adoção de medidas de valorização dos ribeirinhos e dos quilombolas, por meio da capacitação continuada e de políticas de Sustentabilidade, salário, previdência e de assistência social; e outros.
28 Cops já foram realizadas
A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção e reúne regularmente os países que assinaram e ratificaram a Convenção e o Protocolo de Kyoto. Suas decisões são soberanas e obrigam todos os signatários. Os países membros já se reuniram 28 vezes até hoje em conferências desse tipo, em diversos países.
As cinco principais: Berlim, Genebra, Kyoto, Buenos Aires e Bonn.