Saiba o que é uma COP; é a primeira no Brasil?

0
Saiba o que é uma COP; é a primeira no Brasil?
Conferência das Partes (COP), o encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Arte: TN Brasil TV

O que é uma COP?

A Conferência das Partes (COP) é o encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizado anualmente, desde 1995, por representantes de vários países com objetivo de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos.

Qual a importância de uma COP?

A COP é o principal fórum onde os países negociam e estabelecem acordos para lidar com as mudanças climáticas. Nos últimos anos, os encontros resultaram em alguns dos acordos mais importantes da história, como o Acordo de Paris, na COP21, e a criação do mercado global de carbono, na COP26.

Quantas COPs já foram realizada?

Ao todo, desde que surgiu, foram realizadas 28 COPs, em países como: Alemanha, Japão, Suiça, Argentina, Holanda, Marrocos, Egito, Dubai e outros.

O Brasil já sediou alguma COP?

O Brasil nunca sediou nenhuma COP. O País foi sede em 1992, da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, que ficou conhecida pelos nomes ECO-92, Rio-92 e Cúpula da Terra.

Próxima COP 30 em Belém do Pará, Brasil

Belém, capital do Pará, se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), em novembro de 2025. A realização da COP no Pará foi uma ação capitalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo governador Helder Barbalho e também o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Para trabalhar temas voltados a COP30, a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) formou a Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento das Ações da COP 30 no Pará presidida pelo deputado estadual Lu Ogawa.

Entre as atribuições da Frente estão estudar, avaliar e discutir propostas para o fortalecimento da COP-30 nas regiões do Estado; receber sugestões, estudos, indicações e consultas pertinentes, no intuito de subsidiar os debates que dissertarem sobre o evento; atuar junto ao governo estadual e municípios para o desenvolvimento de políticas públicas em todas as esferas de gestão que envolvam a realização da COP; e outros.

 

Deixe seu Comentário com o FACEBOOK: