A escritora, advogada e pesquisadora Arleam Dias lança, no dia 8 de novembro de 2025, às 19h, na Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, nº 1466 – Centro, Belo Horizonte), o livro “Desfazer uma imagem do passado: a escrevivência como construção futura”.
A obra nasce de sua pesquisa de mestrado em Psicologia Social pela UFMG e reflete sobre os caminhos de fortalecimento das mulheres negras por meio da escrevivência, conceito que une escrita e vivência, e da produção literária de autoras negras.
Inspirada em nomes como Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus, Arleam propõe um olhar crítico e poético sobre a experiência de ser mulher negra no Brasil, ressignificando histórias e saberes apagados pela narrativa dominante. O livro combina entrevistas, trocas de cartas e relatos, em uma metodologia que valoriza o conhecimento ancestral e coletivo.
Natural de Belo Horizonte, Arleam Dias é advogada formada pela PUC Minas, especialista em Direito Material e Psicologia do Trabalho, mestra pela UFMG e conselheira seccional da OAB-MG (triênio 2025–2027). Autora de títulos como “Entre edemas, pandemias e poemas” e “Poemas da Janela”, ela também organizou a coletânea “Salutar – o imperativo das vozes negras femininas”.
O lançamento marca mais um capítulo da trajetória de uma mulher que faz da palavra instrumento de resistência, cura e reconstrução de futuros possíveis.