O discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 80ª Assembleia Geral da ONU teve ampla repercussão na imprensa internacional. Lula fez uma defesa apaixonada da democracia brasileira, criticou sanções e intervenções unilaterais, e enfatizou o multilateralismo e a soberania nacional.
Veículos como The Guardian destacaram sua forte defesa da democracia e críticas indiretas ao governo Trump, especialmente sobre interferências no Judiciário brasileiro.
O New York Times ressaltou o tom duro do discurso, percebendo referências diretas a Donald Trump, enquanto jornais como El País e Clarín destacaram suas críticas a ataques à soberania e seu posicionamento sobre o conflito em Gaza. A imprensa também enfatizou o fato de o Brasil ter sido o primeiro país a discursar na Assembleia.
Lula defendeu a necessidade de fortalecer a ONU, combater a pobreza e reduzir gastos com guerras. Esses temas foram amplamente cobertos por jornais britânicos, americanos, espanhóis, argentinos e alemães, que ressaltaram a importância e firmeza das mensagens do presidente brasileiro