O curso de Enfermagem da Esamaz é o primeiro das regiões Norte e Nordeste a receber o Selo de Certificação e Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Já o curso Técnico em Enfermagem da EsamazTec é o primeiro do Brasil a receber a mesma certificação. O anúncio foi feito ontem (15) durante a Semana Acadêmica de Enfermagem da Esamaz, no auditório da instituição no bairro do Reduto, em Belém.
Quem trouxe a notícia foi o Coordenador do Programa Nacional da Qualidade do Cofen, Claudio Porto. Durante a cerimônia ele apresentou os resultados da Comissão Avaliadora que analisou a qualidade de ensino do curso de graduação e do curso técnico. A Esamaz superou a expectativa do Cofen e alcançou 94,3% dos indicadores estabelecidos pelo Programa de Qualidade do Cofen. São avaliados 60 itens, sendo que a média para instituição conseguir levar o selo é preencher no mínimo 70% dos indicadores. A Esamaz e a EsamazTec chegaram próximo de quase 100% de aprovação.
O selo foi lançado pelo COFEN em janeiro deste ano. É uma certificação inédita no mundo que visa a valorização não somente da instituição, mas principalmente dos profissionais que são responsáveis pela produção da qualidade dentro daquilo que se constrói na enfermagem brasileira
“Esse selo vem premiar as boas práticas na formação profissional, ou seja, uma instituição quando certificada, também permitirá a certificação de todos os docentes que fazem parte do processo de construção de um aprendizado com responsabilidade e ética profissional.”, disse Claudio.
Entre os itens avaliados está a qualidade no processo pedagógico. “Aquilo que se pretende buscar dentro da formação profissional, como formar um aluno, um profissional que tenha dentro do seu contexto de formação profissional todos os quesitos essenciais a que ele venha ser um profissional que ofereça uma enfermagem segura, isenta de risco e completa de qualidade à sociedade que ele vai servir após a formatura”, completou Claudio.
A professora Elisangela Mendonça, coordenadora do Curso de Enfermagem da intistuição comemorou a conquista do selo. “Isso é resultado de um trabalho árduo, onde fazemos a interação de entre a teoria e a prática e podemos colocar no mercado de trabalho, profissionais com qualidade, que possam assistir o paciente de forma completa.”, disse ela
A acadêmica Erica Monteiro, aluna do 3º semestre de Enfermagem, disse que escolheu a profissão por amor e convicção. Ela acredita que o Selo do Cofen traz melhores possibilidades emprego “ Essa avaliação do Conselho Federal de Enfermagem é uma referência ótima para o mercado. Estamos muito felizes com essa conquista da faculdade”, disse ela
O coordenador do Curso Técnico em Enfermagem da EsamazTec, Adilson Mendes, ressaltou que o selo do Cofen representa a qualidade e eficácia do ensino oferecido aos alunos e como resultado traz boas expectativas para abertura de novas portas dentro do mercado de trabalho. “A nossa responsabilidade também aumenta. Temos o dever institucional de manter a qualidade de ensino, até porque a partir de agora seremos reavaliados anualmente pelo Programa de Qualidade do Cofen”, disse ele.
O selo já foi concedido a sete hospitais no Brasil e dois instituições de ensino, uma de Brasília e uma de Belo Horizonte. No Pará, o Hospital Galileu será o primeiro a conquistar a certificação.
Fonte: Roma News