João Doria venceu as prévias tucanas no sábado (27) e será o candidato do partido em 2022 nas eleições presidenciais, mas o que isso tem haver com o Pará? Tudo. O ex-governador apoiou Eduardo Leite e o atual governador Helder Barbalho, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), deu total apoio a João Doria.
Vitória moral
O resultado é uma vitória moral para Helder Barbalho, que não esteve só nessa batalha, pois o deputado federal Nilson Pinto apoiou e comemorou o triunfo de Doria.
Ninho tucano
O PSDB paraense é Helder Barbalho, e nesse PSDB o velho guerreiro e excelente político Simão Jatene tem pouca ou quase nenhuma influência, o que lhe resta é pegar as malas e filiar-se em outro partido.
Qual?
O PSD (Partido Social Democrático), presidido pelo ex-vice-governador Helenilson Pontes parece ser seu destino, e assim se desejar concorrer as eleições em 2022 para governador do Pará contra Helder Barbalho. O Partido Patriota é visto como possibilidade, que eu reputo como bem remota uma vez que o Delegado Eguchi dele é o dono e já declarou suas pretensões de ir pra guerra de 22.
“Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta.“