A Força de Defesa de Israel (IDF) alinhou-se publicamente, nesta quinta-feira (29), às estimativas do Ministério da Saúde de Gaza sobre o número de mortos no conflito, informando que mais de 70 mil pessoas morreram na Faixa de Gaza desde outubro de 2023. A declaração foi feita por um oficial israelense à mídia local.
Enquanto o Ministério da Saúde palestino contabiliza atualmente 71.667 mortos, incluindo centenas após o cessar-fogo de outubro de 2025, o oficial militar israelense afirmou que a estimativa da IDF é de cerca de 70 mil vítimas. Sob condição de anonimato, o militar ressaltou que o número exato ainda está sendo analisado, sem distinção clara entre combatentes e civis, e que não inclui os corpos que se acredita estarem sob os escombros — estimados pelo Hamas em cerca de 10 mil.
Mesmo com o cessar-fogo vigente, Israel continua realizando operações ocasionais no território. Paralelamente, em janeiro, o Hamas declarou através de seu porta-voz, Hazem Qassem, estar disposto a dissolver o governo em Gaza e transferir a administração para uma autoridade palestina independente, como parte do acordo de trégua com Israel.
