A jornalista da Rede Globo, Miriam Azevedo de Almeida Leitão, é um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro. Apresenta o GloboNews Miriam Leitão, comentarista do Bom Dia Brasil e na coluna Panorama Econômico de O Globo.
Ditadura Militar
Presa na Ditadura Militar em 1972 no Governo Emílio Médici (1969-1974). O período ditatorial no Brasil se iniciou em 1964 e terminou em 1985.
“APÓS AMEAÇA DE ESTUPRO, FUI COLOCADA NUA, NUMA CELA ESCURA QUE TINHA UMA COBRA JIBOIA”
Prisão
No site Documentos Revelados é dito que em dezembro de 1972, Miriam leitão e seu ex-marido, Marcelo Neto, foram presos no centro de Vitória e levados para o 38 Batalhão de Infantaria, em Vila Velha.
Jovem
Na época a jornalista tinha 19 anos e morava em Vitória, no Espírito Santo. Estava grávida de seu filho mais velho, Vladimir Netto, e ficou detida por três meses.
Foi torturada, espancada e ameaçada de estupro. Em determinada ocasião, um homem identificado como Dr. Pablo colocou uma jiboia dentro da sala e a deixou nua, sozinha com o animal.
Ficha da prisão em 1972
Presos políticos
Documentos referentes aos presos políticos a jornalista Miriam Leitão e Marcelo Netto, arquivados no Superior Tribunal Militar (STM) referente ao período da ditadura militar. Foto: Sérgio Lima /SLIM