A direita paraense na Alepa (Assembleia Legislativa do Pará) formada pelos deputados do Partido Liberal (PL), Aveilton Souza, Coronel Neil e Rogério Barra. Delegado Tony Cunha, do PSC, e Wescley Tomaz, do Avante apresenta uma qualificação melhor do configurações anteriores.
Os cinco mencionados embora falem aqui ou acolá de valores, família e religião, não parecem politicamente serem conservadores democratas. Ambos tem aspectos que os aproximam mais dos liberais-democratas. Também, não atribuo aos mencionados as mesmas capacidades políticas, de argumentação e de proposição, pois alguns ainda apostam na critica pela critica sem nada oferecer, sem elementos que possibilitem a resolução de demandas pontuais do povo paraense.
Alguns ainda focam em Helder Barbalho e em Lula, mas nada promovem de relevante para mudar o estado e atender de fato as demandas do povo.
Entretanto, é justo destacar o papel de dois parlamentares da direita paraense, recém chegados ao parlamento. Me refiro ao deputado Aveilton Souza, discursa bem e com elegância. É respeitoso com seus pares, e embora seja ácido em determinados momentos, entretanto não perde a doçura.
O outro é o Wescley Tomaz, que em meu ver alavancou em termos de qualidade a direita paraense no parlamento. De igual modo educado, discursa com eloquência e entendimento, critica e sabe propor. Hoje é rei, porém continua atendendo com gentileza os súditos. Sempre que interpelado por visitantes na Alepa, por amigos, colaboradores ou por jornalistas, sempre os atende com gentileza e humanidade. Mesmo na correria de algumas sessões tem o cuidado de não passar a ideia de que o tempo dele é mais importante que o dos outros. Wescley não esqueceu que o poder emana do povo. Seu conhecimento sobre as questões que envolve a Amazônia é de admirar, e de elogiar a forma como debate os assuntos dessa pauta.