As atenções no cenário político paraense têm se voltado para as eleições de 2026, principalmente, na corrida para o Governo do Estado do Pará. A vice-governadora Hana Ghassan (MDB) e Dr. Daniel Santos (PSB) são os personagens dessa Odisseia.
As opiniões naturalmente se dividem!
A vice-governadora é muitas vezes subestimada quanto a sua capacidade política. Alguns alegam ser ela fraca e que não teria nenhuma chance contra o Dr. Daniel, se esse for o cenário. O que considero IMPROCEDENTE!
Hana tem experiência na vida pública, no contato com o povo e com a classe política. Seu nome confirmado terá ela o apoio político e econômico, quanto ao apoio popular isso é construído dia após dia.
Já o Dr. Daniel Santos, não é bobo. Não se pode achar que uma estrutura de poder contra ele, garantirá sua derrota. Mostrou extrema força em Ananindeua, se reelegeu fácil. Ah, mas a eleição para governador é diferente. Claro que é diferente!
Alegar que hoje o Prefeito de Ananindeua não é tão forte no interior, não é o mesmo que dizer que amanhã ele não o será. As coisas mudam o tempo todo. E ele já provou que sabe se movimentar. Os apartamentos com antigas lideranças em certo grau faz parte da vida política, e a política traz novos aliados.
Em 2026
Entretanto, acredito, que só saberemos a força ao nível estadual de cada um, Hana e Dr. Daniel, quando estivermos em 2026, principalmente quando o atual governador Helder Barbalho se afastar do cargo para concorrer provavelmente ao Senado.
Quanto ao deputado Chicão (MDB), Simão Jatene (Sem Partido) e Éder Mauro (PL), trataremos de forma mais específica em outra ocasião.